Modelamento do processo de fabricação de cerveja caseira por uma mini cervejaria automatizada

1204 palavras 5 páginas
RELATÓRIO REDES PETRI COLORIDAS

Modelamento do processo de fabricação de cerveja caseira por uma minicervejaria automatizada.

Disciplina: Sistema de Supervisão
PROF. Pedro Urbano
Aluno: Cristiano Praxedes Coelho

Introdução
A cerveja é uma bebida bastante apreciada por muitas pessoas, a cultura da fabricação da cerveja é algo milenar e que virou um produto industrializado e fabricado em grande escala, como vários outros produtos, mas que mesmo assim ainda é praticada a cultura da fabricação em pequena escala, de forma caseira, produzindo vários tipos e sabores diferenciados da cerveja manualmente, processo a processo sendo acompanhado por quem é apaixonado e tem isso como hobby. Meu motivo pela escolha deste tema foi justamente por sempre achar interessante a fabricação caseira da própria cerveja e algo que iria facilitar muito seria a automação deste processo.
Neste projeto irei modelar os processos de fabricação da cerveja caseira, existem várias formas de fabricar cerveja como existem também vários tipos de cerveja. O método de fabricação escolhido é o que foi descrito na modelagem e a cerveja a ser fabricada nesta modelagem será a de trigo (Weiss).
Os processos a serem modelados serão, moagem, mosturação, filtração, fervura, resfriamento, fermentação e maturação. Os processos de envase e pasteurização não serão abordados nesta modelagem.

Objetivo
Facilitar com sensoriamento, controle e atuação as etapas de fabricação da cerveja. Tentar com estes métodos de automação reduzir o tempo e tornar o sabor da cerveja escolhida para produção algo com o sabor sempre desejado, ou seja, facilitando o alcance do sabor esperado para cada receita e torna-lo padrão, sem erros humanos.
O objetivo da modelagem é demonstrar que com o método de redes petri colorida utilizando o software CPN Tools é possível simular de forma funcional todas as etapas de qualquer que seja o processo. Tornando mais

Relacionados