MODELAGEM

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 12 de junho de 2014
Modelagem matemática
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A modelagem matemática é a area do conhecimento que estuda a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento dos mesmos,sendo empregada em diversos campos de estudo, tais como física, química, biologia, economia e engenharias. Ou seja, modelagem matemática consiste na arte (ou tentativa) de se descrever matematicamenteum fenômeno.

Dentre as diferentes formas e métodos de modelagem temos a modelagem via autômatos celulares e equações diferenciais, parciais e/ou ordinárias. A modelagem matemática via equaçõesdiferenciais tem um papel de enorme destaque, visto que tal técnica vem sendo utilizada para modelar fenômenos desde o século XVII por Malthus e Verhulst,no final dos anos 1700 1 . Pode-se, então, dizerque um modelo matemático é desenvolvido para simular a realidade usando a linguagem matemática. 2 .

Os modelos matemáticos se subsidiam, por exemplo, das leis da física (como as leis de Kirchhoffpara sistemas eletricos e as leis de Newton para mecânicos) ou dados experimentais.

Frequentemente, os modelos atingem grau de sofisticação suficiente para justificar ferramentas computacionais,envolvendo sistemas de equações diferenciais. Sofwares como MATLAB e Scilab contam com recursos focados nas soluções de tais modelos.

Índice [esconder]
1 Metodologia para estudo de um modelomatemático
2 Dificuldades e aplicações
3 Exemplo
4 Referências
5 Ver também
Metodologia para estudo de um modelo matemático[editar | editar código-fonte]
A modelagem de um fenômeno via equaçõesdiferenciais é, normalmente, feita da seguinte forma: através da simples observação conseguem-se informações sobre as taxas de variação do fenômeno (que do ponto de vista matemático são derivadas), escreve-sea equação que relaciona as taxas de variação e a função, isto é, a equação diferencial associada e, a partir da solução desta equação tem-se uma possível descrição do fenômeno.

Então, tal modelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem
  • Modelagem
  • Modelagem
  • modelagem
  • MODELAGEM
  • Modelagem
  • modelagem
  • Modelagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!