MODELAGEM E CONTROLE DA TEMPERATURA DA ÁGUA EM AQUECEDORES DE PASSAGEM A GÁS

3080 palavras 13 páginas
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
MEC 372 – Instrumentação e Controle
Viçosa – Minas Gerais – Brasil
16 de Junho de 2014

MODELAGEM E CONTROLE DA TEMPERATURA DA ÁGUA EM
AQUECEDORES DE PASSAGEM A GÁS – PARTE II
Estevan Curcio Cesconetto,
1Universidade

Federal de Viçosa, Viçosa – Minas Gerais – Brasil

Resumo: Através do entendimento dos princípios físicos que regem o aquecimento de água usando-se aquecedores de passagem à gás, buscou-se a modelagem das etapas necessárias ao processo visandose obter a influência do tamanho das tubulações entre o aquecedor e o chuveiro para o tempo de resposta do sistema, fornecendo assim um guia para instalações desse equipamento. Com o software MATLAB analisou-se sete diferentes comprimentos de tubulações quanto ao tempo de subida e ao tempo de acomodação, obtendo-se como resultados tabelas que informam qual o tempo de resposta para os diferentes comprimentos de tubulação escolhidos.
Palavras-chave: aquecedor de passagem, modelagem, controle, aquecedor à gás, aquecimento de água.

1. INTRODUÇÃO
O aquecedor de água a gás é uma das várias soluções desenvolvidas para a substituição do aquecimento de água para o banho através de uma resistência elétrica. Essa busca por formas alternativas de aquecimento surgiu em decorrência da necessidade da redução do consumo de energia elétrica e das ideologias atuais adotadas, como a economia de recursos e a sustentabilidade.
Com o constante crescimento da demanda de energia elétrica devido ao acelerado desenvolvimento tecnológico e do crescimento populacional, e devido às grandes dificuldades e investimentos necessários para se aumentar a oferta desse tipo de energia, políticas de economia e meios alternativos principalmente para o aquecimento da água residencial estão sendo cada vez mais incentivados.
O aquecedor de passagem estudado neste trabalho é uma das soluções com grandes vantagens por seu tamanho

Relacionados