Modelagem matemática

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 20 de março de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL
Prof. JOSÉ ANTÔNIO SALVADOR
TUTORA: GRAZIELE

Projeto de Modelagem Matemática Ambiental

Renildes Matos de Freita – RA 331945

I- Introdução

As florações de microalgas nocivas de fitoplâncton, popularmente conhecidas como “maré vermelha” que comumente produzem mortandade de animais marinhos ou tornam-seinadequados ao consumo humano, devido ao acúmulo de substâncias tóxicas produzidas pelas algas, já são conhecidas desde a Antigüidade clássica (RÉ, 2006).
Segundo Lourenço & Marques Junior (2002), os organismos dominantes deste fenômeno como alguns dinoflagelados são bioluminescentes, como os Noctiluca, que emitem bioluminescência difusa, semelhante às bactérias luminescentes (fotobactérias). Quandopresentes em grandes quantidades podem iluminar águas escuras, como pode ser visto na figura 1.

[pic]
Fig. 1 – Panorâmica de uma maré vermelha ( bocaberta.org, 2010).

Entre os dinoflagelados, existem alguns que podem produzir toxinas. Se ocorrer um rápido aumento dessas populações (>2 milhões de células por litro), o efeito cumulativo de todas as toxinas liberadas pode afetaroutros organismos, causando mortandade em massa.
O aumento da população desses dinoflagelados muda a coloração da água do mar para vermelho-amarronzado. A esse fenômeno, dá-se o nome de maré vermelha que pode também não ser tóxica. Alguns gêneros conhecidos, responsáveis por este fenômeno, são: Gonyaulax, Protogonyautax, Gymnodinium, Prorocentrum, Alexandrium e Scripsiella. (Lourenço &MARQUES-JUNIOR, 2002). Segundo Lassus et al, (1993), a coloração avermelhada são de florações de cianofíceas, marrons para as diatomáceas e verdes para as primnesiofíceas e rafidofíceas.
A coloração depende naturalmente dos organismos causadores das florações, e a sua intensidade é uma conseqüência direta da sua densidade.
Segundo Lourenço & Marques-Junior (2002) além das colorações, as marés vermelhaspodem ocasionar a morte em massa de organismos marinhos, por duas razões: a primeira está relacionada ao consumo total do oxigênio dissolvido na coluna d’água, fenômeno causado pela respiração noturna e a decomposição final da biomassa de algas. Nessas condições, a maioria dos animais marinhos morre por falta de oxigênio (anoxia); a segunda razão, vincula-se ao fato de que algumas algas formadorasde marés vermelhas, em especial os dinoflagelados, quando produtoras de fortes toxinas, como, por exemplo, neurotoxinas, ficam concentradas em invertebrados marinhos (moluscos bivalves), sem prejudicá-los, e podem chegar até o homem, quando forem consumidos (LOURENÇO & MARQUES JUNIOR, 2002). Borges (1991) observou uma correspondência entre contaminação de águas nas zonas costeiras ou de estuáriosde circulação restrita e florescimentos excepcionais.

II-Justificativa

Este trabalho tem preocupações socioeconômicas, turísticas e de saúde pública, devido a grandes prejuízos e conseqüências drásticas cometidas pelas florações nocivas e defronta com a falta de programas, que possibilitem o estudo sistemático deste tema.

III- Objetivo

Este trabalho tem comoobjetivo criar um modelo matemático que relacione a variação da temperatura com o aumento de espécies causadoras da maré vermelha, com o intuito de implementação de medidas adequadas e mitigadoras para melhorar a qualidade das águas.

IV- Metodologia

A realização deste trabalho está baseada em dados coletados da Tese “Presença de dinoflagelados bentônicos potencialmente tóxicos:identificação do perigo em áreas destinadas à maricultura na Baía de Sepetiba, RJ“ (Gesilene Mendonça de Oliveira) publicada em 2009.

|Tabela 01. Presença de dinoflagelados epibentônicos do gênero Ostreopsis, nas Ilhas Guaíba e Marambaía (Mangaratiba, Baía |Célula aberrante |
|de Sepetiba, RJ) durante o período analisado. Unidade: densidade celular. grama -1 de peso seco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem matematica
  • Modelagem Matemática
  • modelagem matematica
  • modelagem matematica
  • modelagem matematica
  • modelagem matemática
  • Modelagem matematica
  • Modelagem matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!