Modelagem Fuzzy para a geração do mapa de solos do município de Mucugê – Chapada Diamantina – Brasil

2904 palavras 12 páginas
Modelagem Fuzzy para a geração do mapa de solos do município de Mucugê –
Chapada Diamantina – Brasil
Elane Fiúza Borges - elaneborges@gmail.com
Ardemírio de Barros Silva - abarros@uefs.br

INTRODUÇÃO
A área de estudo compreende o município de Mucugê localizado na região da
Chapada Diamantina, no estado da Bahia, Brasil, como se pode observar na Figura 1.
A existência de duas unidades de conservação de proteção integral, o Parque
Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Municipal de Mucugê, além das características que condicionam uma grande beleza cênica, constituem-se em grandes objetos de estudos por possuírem expressivas informações. No município de Mucugê têm-se também um banco genético em potencial, tanto do ponto de vista florístico quanto faunístico, com características peculiares sendo muitas das espécies endêmicas e em alguns casos ameaçadas de extinção, em função da prática predadora que se desenvolveu ao longo dos anos na região.
Soma-se a isto a atividade do agronegócio desenvolvida no município estudado na região do Pediplano Cimeiro, sendo que este agrega um conjunto de características físicas que propiciaram a prática da agricultura em larga escala, voltada para a exportação com utilização da técnica de irrigação por pivô-central.
Tanto as características físicas da paisagem quanto as atividades desenvolvidas pelo homem na área de estudo justificam a necessidade e relevância do mapeamento de solos para o município de Mucugê, até mesmo porque este se configura como um dos elementos que mais se altera na paisagem.
Desta maneira o objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver uma metodologia de modelagem para mapeamento do solo de parte do município de Mucugê que foi integrada ao mapeamento já existente, utilizando para tanto a lógica fuzzy. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: breve referencial teórico sobre os conjuntos nebulosos, ou lógica fuzzy; procedimentos metodológicos utilizados; resultados
encontrados

Relacionados

  • Pesquisa
    40746 palavras | 163 páginas