Modelagem de sistemas dinâmicos para eng. mecânica

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCPLINA: CUSTO INDUSTRIAIS

ANALISE
DO
CUSTO DE UMA PASTELARIA

Marcelo Viana Tavares
0612221

SÃO LUÍS – MA
2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCPLINA: CUSTO INDUSTRIAIS

ANALISE
DOCUSTO DE UMA PASTELARIA

Trabalho referente a obtenção
parcial da 3ª nota da disciplina de
Custos Industriais.

SÃO LUÍS – MA
2009
PASTELARIA
1 – Por que investir?
O pastel é um snack de alta aceitação entre os brasileiros. É um alimento fácil de se fazer e acopla a isso um baixo custo e um sabor delicioso. Sua massa simples – consiste em farinha de trigo com recheios – chegou ao Brasilcom os imigrantes chineses e se aliou ao nosso tradicional caldo de cana ganhando, então, a popularidade que tem hoje entre todas as classes sociais.
Tendo em vista a popularidade do lanche, uma pastelaria é, ainda hoje, uma ótima oportunidade de negócio. É um estabelecimento que mistura fabricação e venda de pastéis e vem se aprimorando e sofisticando o atendimento a cada dia. Do boteco às maismoderno redes de franquias e das feiras aos shoppings, os consumidores do pastel estão em todos os lugares.
A pastelaria é considerada uma seção do comércio de lanches rápidos, dentro do segmento de salgados e, além do produto tradicional, pode oferecer, também, ao cliente um cardápio variado. 
1.1 – Planejamento e Localização
Planejar é fundamental para o sucesso de qualquerempreendimento. È necessário encarar os fatos sobre o negócio de maneira objetiva, pois somente assim é possível transformar idéias em ações concretas. Não se engane: qualquer que seja o tamanho do seu empreendimento, o planejamento é essencial. Inclusive, é esse o segredo do sucesso das micro e pequenas empresas que conseguem se firmar no mercado mesmo em tempos de crise.
Por meio de um bom planejamento, oempreendedor tem a possibilidade de prever as crises, observar as novidades no mercado, o comportamento do concorrente e, por isso, tomar atitudes corretas em um menor tempo – o que pode ser fundamental para a empresa.
Existem dois pontos extremamente favoráveis para as pessoas que desejam abrir uma pastelaria. A alimentação é um dos poucos ramos da economia que não pára de crescer e como o pastelé um produto de grande aceitação no Brasil, o empreendedor ainda encontra espaço para montar a sua pastelaria, pois o mercado continua com tendências de crescimento. Porém o lucro vem aos poucos, centavo a centavo.
Alguns pontos devem ser observados antes de se lançar no comércio. Não escolha o local onde será implantada a futura pastelaria sem levar em conta alguns quesitos: avalie bem o fluxode pedestre, área de estacionamento de veículos, vizinhança, enfim, os pontos positivos e negativos do local. O mais indicado são os lugares com maior fluxo de pessoas a pé e longe dos pontos de transbordo de lixo e terrenos baldios. Se o ponto não corresponde as características listadas, procure por outros melhores.
Se o consumo é grande a concorrência também. Por isso, conheça e analise outraspastelarias, pense qual o público que você pretende atingir, que tipo de pastel é preferido. Procure inovar perante os outros estabelecimentos oferecendo recheios inovadores, por exemplo. Analise também a freqüência com que as pessoas daquele local costumam lanchar na rua, horário, dias.
2 – Instalações e Equipamentos
A estrutura de uma pastelaria é simples e, por isso, o local pode ser montadoaté mesmo com bancos fixos ao balcão de atendimento. Porém, apesar da praticidade é preciso que o estabelecimento esteja de acordo com as normas da vigilância sanitária e os serviços de fiscalização que produzem e comercializam produtos alimentícios.
Para abrir uma pastelaria de pequeno porte, com ao menos quatro funcionários, e um área de 30 a 35 m2, com três ambientes (produção, atendimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem de sistemas dinâmicos para engenharia mecânica
  • Modelagem matemática de sistemas dinâmicos
  • Modelagem de sistemas dinâmicos
  • modelagem de sistemas dinamicos
  • Modelagem de sistema dinãmico
  • Modelagem por EDOs de Sistemas dinâmicos
  • Aula 2 – Modelagem de Sistemas Dinâmicos
  • eng mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!