Modelagem de processo (Kaizen, T.Q.M, C.E.P)

928 palavras 4 páginas
Introdução
Nas atuais empresas, a busca pela perfeição na produção e a satisfação do cliente, foram criadas diversos tipos de modelo para a obtenção de uma produção perfeita á gosto do cliente. Kaizen, TQM e C.E.P são alguns dos melhores modelos para as empresas adotarem em sua produção, principalmente visando a qualidade que o produto irá para as mãos do cliente.

Kaizen
É Um termo de origem japonesa, que agrega o significado de “melhoria contínua” nos âmbitos do trabalho, família, pessoal e social. Seu propósito sugere o aprimoramento diário e constante das situações, visando sempre o aumento da produtividade, bem como eliminar os processos desnecessários e desperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção, no ambiente de trabalho, por exemplo. O foco principal do kaizen é humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade.
Surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, na qual o Japão saiu com dificuldades econômicas e as leis trabalhistas impostas reforçaram e incentivaram melhores condições de trabalho aos funcionários. Sindicatos de diversas categorias lutaram por acordos nos quais os trabalhadores pudessem garantir bônus e remunerações mais altas. Visto este panorama, o governo do país iniciou um programa de estudos na área da Administração Clássica, cujas ideias eram baseadas em estudos do famoso engenheiro de origem francesa, Jules Henri Fayol. Seu pensamento seguia a linha crítica de aprimoramento constante, o Kaizen, que carregava uma forte influência da filosofia de visa oriental.

O kaizen é regido por dez mandamentos:
Todo desperdício deve ser eliminado;
Todos os colaboradores devem se engajar no processo de melhoria;
O aumento da produtividade deve ser baseado em ações e não de manter investimento financeiro alto.
Deve ser aplicado em qualquer local/empresa;
As melhorias devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente;
As ações devem ser focadas no

Relacionados