Modelagem Ambiental

Páginas: 21 (5018 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
Curso de TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS





SILAS BASTOS







MODELAGEM AMBIENTAL

















Alagoinhas – BA
2015


SILAS BASTOS






MODELAGEM AMBIENTAL




Trabalho apresentado como avaliação parcial da 2º unidade da disciplina de Modelgem ambiental do curso de tecnologia de petróleo e gás, orientado pela mestrado Alarcon Matos
















Alagoinhas– BA
2015
TEXTO 4

A teoria geral dos sistemas pode ser compreendida como uma filosofia e teoria que tem como base a hierarquização da natureza, que é trabalhada como sistema aberto, que tem uma complexidade organizacional crescente. Todavia, a preocupação em se realizar abordagem sistêmica conceitual e analítica rigorosa surgiu explicitamente na biologia teoretica. O conceito de sistemas foiintroduzido na Geomorfologia.
Um sistema é um conjunto estruturado de objetos e ou atributos, esses objetos e atributos consistem de componentes ou variáveis que exibem relações discerníveis um com os outros e opera conjuntamente como um todo complexo, de acordo com determinado padrão, dessa forma os padrões naturais de transformação são alterados drasticamente pela intensa atividade urbana, o quedenota uma necessidade de num estudo cientifico para aprimorar a metodologia a ser utilizada para diagnosticar e dar direcionamentos para o saneamento dessa problemática. A paisagem também pode ser considerada integrante de um sistema, com cada uma de suas unidades relacionadas umas as outras, possuindo um desenvolvimento próprio. A paisagem, portanto insere-se no quadro natural geral que éabarcado pelo Geossistema. A abordagem do geossistema é um meio para o diagnostico de um dado espaço, a partir de então o termo vem sendo tratado como terminologia cientifica e sendo utilizado por todos os especialistas da ciência da paisagem.
Na geografia física a introdução de estudos referentes ao Geossistema é relativamente nova. Esta linha de pesquisa tem como objetivo pesquisar e colher dadaambientais para se fazer correlações, para, por fim, entender a natureza de todos os componentes. O enfoque Geossistêmico tem como base a “Teoria Geral dos Sistemas”. Pode- se compreender um sistema como um conjunto de elementos com um conjunto de ligações entre esses elementos e um conjunto de ligações entre o sistema e seu ambiente, isto é, cada sistema se compõe de subsistemas, e todos são parte deum sistema maior. Existe uma diferença primordial entre geossistema e ecossistema, pois o ecossistema é a unidade que inclui a totalidade de organismos em uma área interagindo com o meio ambiente físico. Segundo Sotchava o tempo e o espaço são fatores a ser considerados em um geossistema, sendo que esse tempo deve ser avaliado por meio de eras. O estudo de geossistemas é uma das formas deinterpretação dos fenômenos espaciais que devido aos processos e atividades de uso do assoalho urbano, torna-se aplicável do ponto de vista conceitual.
A geografia física tem como objetivo fragmentar através da analise todos os componentes naturais. Tomando- se como ponto de partida de que os geossistemas são sistemas territoriais sociais e naturais, surge a importância da discussão e compreensão dotermo. Há, contudo, uma evolução também conceitual do estudo das paisagens e também dos geossistemas, ficando claro que o primeiro deu a base para o segundo no que se referem as suas características teóricas e ate metodológicas. Os geossistemas apresentam um aspecto dinâmico e relacional, a base dessa teoria corresponde ao conceito de que as geosferas terrestres estão inter-relacionadas por fluxos dematéria e energia. O geossistema, contudo é a parte teórica da tentativa de interpretação da paisagem de uma forma mais cientifica e relacional ( HOMEM X NATUREZA).
Sitio urbano se destaca por ser o campo onde as relações sociais se concretizam modificando as características físicas pré existentes, o mesmo termo aparece nas bibliografias principalmente como tendo uma natureza geomorfológica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem ambiental
  • modelagem ambiental
  • FERRAMENTAS PARA MODELAGEM DE SISTEMAS AMBIENTAIS
  • modelagem de sistemas ambientais
  • modelagem hidráulica e ambiental tp2
  • Modelagem Ambiental
  • Fundamentos e aplicações da modelagem ambiental de agrotóxicos
  • Analise De Sistemas E Modelagem Ambiental Atv 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!