Modeddole pré projeto

3418 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA
Tema: “Novo Luxo no Brasil contemporâneo - A dimensão simbólica do consumo e a ascensão da pirataria das marcas e dos estilos”

Giselli Brasil dos Santos

Niterói/RJ 2010
“Novo Luxo no Brasil contemporâneo - A dimensão simbólica do consumo e a ascensão da pirataria das marcas e dos estilos”

Giselli Brasil dos Santos

Projeto de pesquisa apresentado junto ao Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá como requisito à aprovação em disciplina acadêmica.

Orientador: Prof ª. Ana Luiza Cerbino

Niterói
2010

SUMÁRIO

1 – Introdução 4 2 – Justificativa 7 3 – Objetivos gerais e específicos 8 4 – Hipóteses gerais e específicas 9 5 – Metodologia 10 6 – Fundamentação Teórica 12 7 – Sumário 15 8 – Cronograma 16 9 - Referências bibliográficas 17

1 – INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar as práticas do consumo de luxo e sua dimensão simbólica, através do seu novo conceito “novo luxo” ou luxo contemporâneo em relação à pirataria deste segmento, aplicando a pirataria como objeto de evidência da dimensão simbólica do luxo e da beleza.
O conceito de luxo é comumente associado à ostentação, ao desperdício, a tudo o que é grandioso e usufruído por poucos privilegiados que sustentam despesas excessivas. Conseqüentemente, o luxo sempre esteve associado às classes mais ricas, por vezes significando generosidade, por outras, superficialidade e desperdício. Inicialmente ligado ao consumo masculino, atualmente é vivenciado, principalmente, pelo universo feminino, sendo reforçado pelo culto à beleza (LIPOVETSKY, 2005). Ao longo da história da humanidade, independentemente da categoria de objeto, a idéia de luxo sempre esteve associada à possibilidade de se diferenciar socialmente e ter o que outros não têm.
A

Relacionados