Modealidade de quisição biblioteconomia

Páginas: 7 (1706 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
FACULDADE JUVÊNCIO TERRA
COLEGIADO DE CIÊNCIA DA INFORAMAÇÃO
LUIS MIRANDA SOARES
LUCAS CARVALHO
JULIANA ASSUNÇÃO
NAIANA SOUSA

AS MODALIDADES DE AQUISIÇÃO

Vitória da Conquista -2008
FACULDADE JUVÊNCIO TERRA
COLEGIADO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
LUIS MIRANDA SOARES
LUCAS CARVALHO
JULIANA ASSUNÇÃO
NAIANA

AS MODALIDADES DE AQUISIÇÃO

Trabalhoapresentado à disciplina Formação e Desenvolvimento de Acervo, do curso de Graduação em Ciência da Informação, da Faculdade Juvêncio Terra de Vitória da Conquista.
Orientadora: Sonia Iraína Roque

Vitória da Conquista – 2008

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------4

COMPRASATIVIDADE PRELIMINARES -------------------------------------------------5
MODALIDADES DE COMPRA ----------------------------------------------------------------6
ORGAMIZANDO AS SUGESTÕES PARA AQUISIÇÃO --------------------------------7
QUEM SÃO OS FORNECEDORES DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO? --------9

CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------------------10REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------------11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordara a modalidade de aquisição: compra, doação permuta, é preciso reconhecer que, na pratica, a permuta e a doação são tratadas com menos empenho, se comparadas com a profundidade de tratamento exigida pela aquisição por compra, pois é uma processo mais elaborado etrabalhoso, embora seu nível de complexidade depende do tipo de biblioteca, o que será destacado neste as bibliotecas publicas, a modalidade compra é também de grande responsabilidade, por envolver dinheiro e ética profissional.As etapas de compra serão explicadas com detalhes neste trabalho.

COMPRAS ATIVIDADE PRELIMINARES

O processo de compra é o mais delicado fator queenvolve a aquisição, pois não engloba apenas a administração dos recursos financeiros, mas, acompanha um processo que vai da identificação precisa do item até o recebimento do material solicitado. Por isso existe uma romaria mundial entre pesquisadores da área que buscam formas mais eficiente de realização desse processo.
Em termos gerais, a complexidade de uma aquisição é determinada pelaquantidade de itens ou pelo montante disponível. Por isso, faz-se necessário que a biblioteca possua plano de aquisição que padronize esse processo, evitando assim, maiores transtornos. Do mesmo modo toda biblioteca deveria estar preparada para fazer uso de recursos extra-ordinários para que não enfrente outros problemas.
Isso significa dizer que as bibliotecas deveriam possuir um orçamento elaboradocom antecedência e estar preparada para algumas adversidades como, um montante inferior ao combinado com a instituição financiadora. Por isso, definir as prioridades da biblioteca e/ou uma lista de sugestões é um dos principais fatores na administração dos recursos.

Previsões Orçamentárias

Em geral, as bibliotecas são mantidas pelas instituições a que servem, por isso, a bibliotecadeve ter uma boa previsão dos recursos que serão utilizados pelo mesmo, se isso ocorre de maneira sensata e eficaz a biblioteca ganha credibilidade frente à instituição financiadora, com efeito, a biblioteca ganhará mais poder de negociação, o que é muito importante para uma biblioteca.
Outro detalhe importante é que a biblioteca deve planejar os seus recursos de maneira que não sobre umagrande quantia de dinheiro, pois isso será interpretado pela financiadora como uma excedência de recursos e que a biblioteca não necessita de tão grande quantia, o resultado disso será uma diminuição dos recursos no ano seguinte.
Recursos externos também podem ser oferecidos, mas, com algumas restrições e de diversas maneiras, daí a biblioteca deve faze uso de instrumentos desenvolvidos pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia
  • Biblioteconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!