Modalidades de Pagamento Utilizadas no Comércio Internacional

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015


Modalidades

de

Pagamento


Ézio Rahal Melillo nº 38
Comércio Exterior
Modalidades de Pagamento Utilizadas no Comércio Internacional
Nas transações internacionais, tanto o exportador como o importador procuram evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitos. Para isso, ao remeter a mercadoria ao exterior, o exportador deve tomar algumas precauções para receber opagamento. Por sua vez, o importador também necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria, nas condições acertadas com o exportador.
Portanto, definir com clareza a forma de pagamento que deverá ser observada em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento normalmente é feita de comum acordo entre oexportador e o importador e depende, basicamente, do grau de confiança comercial existente entre as partes, devendo atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.
As principais modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional são:
Pagamento Antecipado (Advanced Payment)
Cobrança Documentária (Sight Draft)
Carta de Crédito (Letter of Credit - L/C).
Remessa semSaque (Clean Collection)

Pagamento Antecipado (Advanced Payment)
Na modalidade de Pagamento Antecipado, o importador paga ao exportador antes do envio da mercadoria. Trata-se da opção mais interessante para o exportador, que recebe antecipadamente o pagamento. Porém, o risco maior é assumido pelo importador, que pode receber a mercadoria em condições diferentes das combinadas com o exportador,ou pior, não recebê-la. Embora o Pagamento Antecipado não seja procedimento muito adotado, pode ocorrer quando houver relação de confiança entre as partes envolvidas, podendo ainda ser utilizado entre matrizes e filiais, e também pela empresa importadora que procura garantir-se quanto a possíveis oscilações futuras de preço. Tão logo a mercadoria seja embarcada, o exportador deverá encaminhar aoimportador os documentos originais de exportação, para que este possa desembaraçá-la (liberar a carga) no local de destino, bem como, fornecer cópias desses documentos ao banco responsável pela contratação do câmbio. É importante saber que o pagamento antecipado pode ser parcial.
PAGAMENTO: Após os contatos preliminares, o importador compra a mercadoria do exportador e efetua o pagamento por meiode um banco.
EMBARQUE: O exportador providencia o despacho e o embarque da mercadoria para o importador.
DOCUMENTOS: O exportador remete a documentação para o importador.
DESEMBARQUE: O importador, de posse dos documentos, solicita o desembaraço da mercadoria.
Cobrança Documentária (Sight Draft)
A Cobrança Documentária é regida pelas Uniform Rules for Collections - Regras Uniformes paraCobranças da CCI - Câmara de Comércio Internacional. Esse conjunto de regras é também conhecido como URC 522 ou Brochura 522. A modalidade Cobrança é o manuseio pelos bancos, de acordo com instruções recebidas, dos documentos definidos a seguir, a fim de: • obter aceite e/ou pagamento, conforme o caso, ou • entregar documentos comerciais contra aceite e/ou pagamento, conforme o caso, ou • entregardocumentos comerciais sobre outros termos e condições. O termo “documentos” compreende documentos financeiros e/ou documentos comerciais. Os Documentos Financeiros são Letras de Câmbio, notas promissórias, cheques e outros.
EMBARQUE: Após os contatos preliminares, o exportador efetua a venda da mercadoria e providencia o despacho e o embarque.

DOCUMENTOS: Assim que a mercadoria é embarcada, oexportador dirige-se a um banco em seu país, com os documentos da exportação e um saque contra o importador, e contrata os serviços desse banco.
DOCUMENTOS EM COBRANÇA: O banco do exportador envia os documentos e o saque a um seu correspondente no país do importador (banco cobrador).
DOCUMENTOS: O banco cobrador entrega os documentos ao importador, que paga à vista ou aceita o saque para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modalidades de pagamentos internacionais
  • Comércio Internacional e o Balanço de pagamentos
  • As modalidades de pagamento internacional, seus riscos e responsabilidades.
  • Modalidades de Pagamento
  • Modalidade de pagamentos
  • Pagamentos internacionais
  • Comércio Internacional
  • Comercio internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!