Modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional.

Páginas: 8 (1881 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL


MODALIDADES DE PAGAMENTO UTILIZADAS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL.


Pagamentos Internacionais

Durante as negociações entre importadores e exportadores, é de suma importância que as partes definam claramente dois pontos:
Ø As condições de Venda Internacional (Sale Terms) = Incoterms
Ø As condições de Pagamento Internacional (Payment Terms)

As condições dePagamento Internacional estabelecem a maneira como o importador irá efetuar o pagamento da mercadoria que está comprando, o que, naturalmente representa uma garantia para o exportador no sentido de ter a certeza financeira que irá receber as divisas, antes ou depois do embarque das mercadorias.

A desconfiança comercial existe entre as partes, principalmente quando se trata dos primeiros contatos oupedidos. A forma de pagamento que é perfeita para o exportador pode ser um risco para o importador, como por exemplo o Pagamento Antecipado.

Apresentamos abaixo uma abordagem sobre os mecanismos dos sistemas de pagamentos praticados no comércio internacional.


Pagamento Antecipado

Em inglês denominado “Advanced Payment”
Esta modalidade é pouco praticada em razão dos riscos financeirosque o importador está sujeito, a ter que fazer a remessa das divisas ao exportador antes do embarque das mercadorias.

Normalmente o importador paga o valor da transação através de uma ordem de pagamento ou cheque. Do ponto de vista cambial, o exportador deve providenciar o Contrato de Câmbio junto ao Banco autorizado, antes do embarque das mercadorias, recebendo o contra-valor em Reais,definido pela taxa cambial vigente no dia da assinatura do Contrato de Câmbio.

Com as mercadorias prontas para o embarque, o exportador providencia a emissão do Registro de exportação (RE) junto ao Siscomex, onde declara que o pagamento foi antecipado.

Depois do embarque, o exportador envia os documentos originais ao importador para que o mesmo possa desembaraçar a mercadoria, e cópia ao banco paraa liquidação do Contrato de Câmbio.

Em alguns casos, mediante o risco do importador, este condiciona o pagamento a uma garantia bancária internacional denominada “Refundment Bond” que deve ser providenciada pelo exportador, via banco, tendo como beneficiário o importador.

Refundment Bond = garantia exigida normalmente em 110% do valor a ser adiantado e possui data de vencimento. Pode serexecutada caso a mercadoria não tenha sido embarcada até a data estipulada.

Neste caso, o banco emitente da garantia é obrigado a devolver, em nome do exportador, o valor de 110% do valor adiantado pelo importador.

A abertura de um Refundment Bond compromete financeiramente o banco emitente e, naturalmente, ele irá exigir do exportador garantias locais equivalentes ao valor do compromisso queesta assumindo.

Estas exigências, fazem do pagamento antecipado uma modalidade pouco praticada, porém é muito usual entre empresas do mesmo grupo, filial e matriz ou empresas que já possuem um grau de confiança comercial suficiente.


Cobrança Documentária

Este sistema de pagamento, se for a vista, em inglês é chamado de “Sight Draft” ou “Cash Against Documents – CAD” e “Time Draft” sefor à prazo.

Á Vista = o exportador após embarcar a mercadoria, envia os documentos originais para o importador via Banco.
O Banco Brasileiro, envia os documentos ao Banco no exterior. Ao receber os documentos o Banco no exterior, avisa o importador.
O importador, por sua vez, só poderá retirar os documentos originais, no ato do pagamento da mercadoria.
A Cobrança Documentária à vista é umsistema que desfavorece o exportador, visto que, os bancos intervenientes, não oferecem nenhuma garantia financeira.

À Prazo = O Banco no exterior continua sendo um simples tramitador e no caso à prazo, entregará os documentos originais ao importador, contra o aceite no saque “Nota Promissória”. Com os documentos em mãos, o importador retira a mercadoria da alfândega e, no vencimento, quita o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modalidades de Pagamento Utilizadas no Comércio Internacional
  • Modalidades de pagamentos internacionais
  • Comércio Internacional e o Balanço de pagamentos
  • As modalidades de pagamento internacional, seus riscos e responsabilidades.
  • Modalidades de Pagamento
  • Modalidade de pagamentos
  • Pagamentos internacionais
  • Comércio Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!