Modalidades da linguistica

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Turma Letras 5 Português Inglês Polo Montes Claros



“QUAL A IMPORTÂNCIA DO LATIM NA ATUALIDADE PARA O PROFESSOR DE PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL?”

O latim é a alma da línguaportuguesa, ao estudá-lo pode-se aprender a compreender melhor o nosso idioma, além de servir de trampolim para mergulhos mais profundos na nossa visão de mundo. O entendimento e conhecimento do latim e de todaa cultura que envolve o povo romano na Antiguidade, além de favorecer a compreensão sobre nós mesmos, nossa própria cultura e a nossa formação como futuros professores de línguas. Serve também comoótimo instrumento para entender as irregularidades e as exceções da gramática portuguesa.

Ao estudá-lo, vemos que as irregularidades e as terríveis exceções da gramática, passa a ter uma lógicamais clara e previsível. Muitas palavras e expressões do latim são muito usadas no nosso dia a dia, como por exemplo:

- habeas corpus: que tenhas o teu corpo;

-álibi: alhures, noutro lugar;

- per capita: para cada cabeça;

- lato sensu: em sentido amplo.

E há inúmeras expressões utilizadas, como:

- A priore, Causa mortins,Homo sapiens, in loco, ipsis litteris, ad hoc, status quo, Carpe diem, Vade mecum vade, exempli gratia, in cotinenti, modus vivendi, persona non grata e Aedes aegypti.

Apesar de muitosconsiderarem o latim de língua morta, ela está nas tecnologias mais modernas, exemplo: a palavra fecundação in vitro. Está também nas invenções mais recentes: a palavra fax ( abreviação de fac símile, quesignifica “ faça de maneira semelhante”.

O latim possibilita-nos aprender melhor outras línguas, como o inglês e o espanhol, exemplo: o verbo exeo “sair” tem particípio passado exitus, deonde veio o inglês exit “saída”. No espanhol temos o exemplo do verbo caleo que significa “aquecer” e seu particípio presente é calens, calentis “o que está aquecido”, donde o espanhol caliente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modalidade
  • modalidade
  • modalidade
  • Modalidades
  • modalidade
  • Linguistica
  • O que é linguística?
  • Linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!