Modal

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV
LOGISTICA














Disciplina
Logistica e Economia Capixaba
LO3tN




Sistemas modais norte do Espírito Santo - Portos
Apresentado em 30 de Maio de 2012








Grupo:

Aloyr Neto
Flavio Antunes
Geovani Xavier Cinelli
Jair FreireSantana





VILA VELHA
30/05/2012SISTEMAS MODAIS NORTE DO ESPIRITO SANTO
PORTOS













Resumo do trabalho sobre Portos do norte do Espírito Santo do Curso de Logística, apresentado a Universidade de Vila Velha - UVV, como parte da ementa da Disciplina Logística e Economia Capixaba sob orientação do Professoro Paulo Cesar Storch.






VILA VELHA
30/05/2012
1. OBJETIVO

Apresentação de forma resumida, ossistemas Portuários do Norte do Espírito Santo. São eles:
Porto de Tubarão
Porto de Praia Mole
Porto Barra do Riacho - Portocel
Porto de Regência

2. RESUMO

2.1 PORTO DE TUBARÃO
Historia
A construção do Porto de Tubarão foi iniciado em 1962 e inaugurado em 1966, no ano em que foram assinados os primeiros contratos de longo prazo para fornecimento de minério de ferro para o Japão e aAlemanha. 
O Porto de Tubarão se constituiu num projeto pioneiro, concebido pelo presidente da VALE Eliezer Batista e financiado pelo então ministro da fazenda João Goulart. Este projeto contribuiu para criar um novo processo logístico mundial no transporte de granéis sólidos e líquidos. Projetado para receber navios de um tamanho que ainda nem se fabricava, o Porto de Tubarão foi um pioneiro nomundo em sua categoria.
Sua construção atraiu, de imediato,  novos investimentos estrangeiros ao Brasil, tais como a Celulose Nipo Brasileira S.A.- Cenibra, a Companhia Siderúrgica de Tubarão, a Albrás - Alunorte (alumina e alumínio),a Mineração da Serra Geral (minério de ferro) e a Nova Era Silicon (ligas de ferrosilício, etc..) e o primeiro grande projeto no exterior a CSI (Califórnia SteelIndustries/Joint Venture da Vale com a Kawasaki).
Localização
O Porto de Tubarão está localizado na ponta de tubarão, na parte continental do município de Vitória (ES). 
Estrutura e características do porto
O porto de tubarão é o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo.
O porto de tubarão está equipado com dois berços, onde um deles, capaz de atracar pelos 02 lados (lado norte elado sul) e recebe navios de até 300 mil TPB. Movimenta atualmente 85 milhões de toneladas de minério de ferro e pellets por ano e tem capacidade para movimentar 95 milhões de toneladas.
Atualmente o porto de tubarão permite o acesso de navios de grande porte (Very-Large Crude Carriers (VLCC), Ultra-Large Crude Carriers (ULCC)), onde em janeiro de 2012 atracou o maior graneleiro de minério deferro do mundo, o navio Rio de Janeiro, cujo seu dono é a própria VALE. Anteriormente a VALE recebia o navio Berg Stahl que antes do Rio de Janeiro era considerado o maior navio graneleiro do mundo.
O Terminal de Produtos Diversos de Tubarão — TPD, uma extensão do Porto de Tubarão, constitui-se de três berços, que, juntos, têm capacidade para 6 milhões de toneladas. São eles: um berço de granéislíquidos, com capacidade de 2 milhões de metros cúbicos, utilizado pela Petrobras; um berço exclusivo para grãos, com capacidade para 3 milhões de toneladas/ano; e, por último, um de cargas gerais, que, tendo como prioridade a movimentação de contêineres e fertilizantes, com capacidade de movimentar até 40 contêineres por hora.

Características do Terminal de Navios
TUBARÃO - PÍER 01
LADO NORTECOMPRIMENTO: Berços de 390 m, acostável até 340 m;
CALADO: 16,5 m;
BACIA DE EVOLUÇÃO: 600 m de diâmetro;
AIR DRAFT: 16,9 m;
BOCA: Máximo de 48 m;
TPB: Máximo de 200.000 mt;
EQUIPAMENTOS: 03 descarregadores de 1.800 t/hora;
COMPRIMENTO DO NAVIO: Máximo de 320 m;
ARMAZENAGEM: Pátios para 4,5 milhões de toneladas;
SERVIÇO DE TRANSPORTES: Minério e pelotas são transportados por ferrovia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modais
  • MODAIS
  • Modal
  • Modais
  • Modal
  • Modais
  • Modal
  • Modais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!