Modal ferroviario

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Modal Ferroviário do Brasil

Introdução e Histórico:
O transporte por trem é o que opera com maior capacidade de carga, com os menores custos diretos e baixos consumo de combustível.
Possui, entretanto, a desvantagem de ter custos fixos altos, sendo o modal mais viável para deslocamentos de cargas maiores, como os produtos a granel.
A importância do modal ferroviário é grande.
Ele é osegundo meio de transporte mais utilizado no Brasil.
No início do século XIX, as ferrovias se apresentaram como uma alternativa ao transporte hidroviário, que tinha dificuldades em transportar cargas pesadas a grandes distâncias e também através de barreiras naturais, como a geografia dos relevos, montanhas, tornando algumas localidades inatingíveis.
Segundo Martins e Caixeta-Filho (2009, p.23),naquela época “as ferrovias representaram o único modo de transporte para atingir locais, velocidade e segurança impensáveis para o transporte hidroviário então predominante.
“Em grande sentido, as ferrovias provocaram um grande surto de crescimento mercantil entre as nações e dentro delas”.
Inicialmente, as ferrovias pioneiras também enfrentaram grandes dificuldades para se desenvolver, poisrequeriam um volume de capital inicial considerável para os padrões da época, bem como havia muitas incertezas em relação à manutenção, problemas técnicos, comerciais e operacionais que poderiam ocorrer, além de elevadas quantias que teriam que ser investidas em aquisição de equipamentos, contribuindo para as dificuldades iniciais.
Entretanto, com o tempo, percebeu-se que o sucesso seria garantidopela adequação do meio de transporte às cargas pesadas e perigosas e pela agilidade das entregas, inclusive, com menos incidência de acidentes.
Nos Estados Unidos, essas vantagens criaram um “boom” de investimentos na área. O período de1859 a1890 foi considerado como a “era da construção das ferrovias”, levando os EUA a serem considerados como a maior nação ferroviária.
No Brasil, apenas em 1854entra em operação a primeira ferrovia, no Rio de Janeiro, com apenas 14 km de extensão, ligando a cidade de Estrella ao pé das montanhas cariocas. Novas expansões e investimentos só voltaram a acontecer em 1870, mais acentuadamente em 1890, quando o governo brasileiro decidiu se afastar da atividade ferroviária, ficando por conta da iniciativa privada os esforços de investimento. Esse fato alavancouo modal, porém de maneira desordenada, pois não houve um projeto nacional e as ferrovias cresceram de acordo com o desenvolvimento regional, sem nenhuma preocupação com a unidade técnica, operacional e de eficiência.
O primeiro ciclo de desenvolvimento ferroviário se deu no século XIX.
As primeiras ferrovias foram financiadas pelo capital privado inglês, mediante
concessões do governo quegarantia aos investidores,taxas atraentes de retorno.Em São Paulo, os cafeicultores financiavam suas próprias estradas de ferro.
No século XX, como o surgimento da indústria automobilística, mas não
somente por este motivo, as nações começaram a favorecer as rodovias. O
transporte ferroviário perdeu a competitividade econômica para o transporte
rodoviário. As grandes distâncias, as tarifasbaseadas em volumes transportados e não em custos operacionais e a alta regulação estatal contribuíram para isso.
Um segundo ciclo ocorreu com a estatização da malha. Em 1929, no Brasil, o Estado era proprietário de 41% da malha ferroviária e de dois terços das companhias do setor.
Em 1957, criou-se a RFFSA cristalizando a participação do Estado. Em 1971 o governo cria a FEPASA e se responsabilizapela prestação do serviço público.
Na década seguinte, as companhias estão endividadas e o prenúncio de um novo ciclo se anunciava. A partir de 1996 as ferrovias foram privatizadas, desmembradas e segmentadas por linhas de transporte de passageiro e linhas de carga. Atualmente a extensão da malha privatizada é de 28.314 km e é
discriminada na Tabela 2 a seguir.

Tabela-Demonstrativo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • modal ferroviario
  • Modal ferroviário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!