Modal ferroviário nota 10

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2012
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
LOGÍSTICA– N2LGBLA

LUIZ HENRIQUE RIBEIRO- 236592012















portfólio 1
MODAIS DE TRANSPORTES...............................................................................................................................
Guarulhos
2012






LUIZ HENRIQUE RIBEIRO

















portfólio 1
MODAIS DE TRANSPORTES








Trabalho apresentado ao Curso de Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de modais de transportes
Prof; AlexandreGuarulhos

2012



[pic] Ferrovias nacional

As ferrovias brasileiras tiveram sua construção iniciada em meados do século XIX e possuem hoje 29.706 Km de linhas de tráfego, das quais 28.840 Km estão sob administração de empresas concessionárias. Boa parte da malha ferroviária do país concentra-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste e Norte do país, compredominância da operação ferroviária no transporte de cargas.


A situação dessa malha ferroviária era bastante precária, em função da baixa densidade territorial, falta de integração intra e intermodal, carência de investimentos e pequenas distâncias médias de percurso. Todavia, Mauro Dias, ex-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF, afirma que em dez anos apartir das privatizações, o setor colecionou resultados positivos: a capacidade operacional das ferrovias, no período de 1997 a 2006, aumentou 62% e a participação da malha no total da matriz de transporte do país cresceu de 20% para 26%, além disso, foram criados 14 mil postos de trabalho. As concessionárias investiram e alavancaram a produção ferroviária.


De acordo com a ConfederaçãoNacional do Transporte – CNT, o transporte sobre trilhos no Brasil representa aproximadamente 19,46% da matriz de cargas e 1,37% da matriz de passageiros, incluindo transporte metro e ferroviário.


Apesar de ter um custo fixo de implantação e manutenção elevado, o modal ferroviário apresenta grande eficiência energética e viabiliza a movimentação de grandes volumes de cargas de baixo valoragregado, a altas velocidades, e a grandes distâncias. Estas características fazem com que, em geral, as ferrovias tenham uma significativa participação na matriz de transportes dos países com grandes extensões territoriais, no qual os produtos básicos, tais como minério de ferro, produtos agrícolas e carvão, têm forte participação no total das cargas movimentadas. A densidade da malha existente tambémcontribui significativamente para aumentar a participação das ferrovias na matriz de transportes de um determinado país.


[pic]


Observada a tendência no cenário mundial de que a carga geral vem ganhando destaque em termos de movimentação e taxas de crescimento, torna-se imprescindível a ampliação do universo de produtos, agregando aqueles de baixo volume e maior valor agregado, tais comoveículos, contêineres, complexo madeira, celulose e papel.


Como Minas Gerais está localizado estrategicamente entre os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Bahia, isso lhe permite o rápido escoamento de produtos, tanto mineiros quanto de outros locais. Todavia, são necessários investimentos em infra-estrutura detransportes, principalmente no transporte multimodal, na integração dos setores aquaviário e ferroviário, o que interligaria portos e diminuiria a demanda do modal rodoviário, que é caro, poluente e exigente de um tipo de manutenção que o país não suporta.


Segundo o GEIPOT - 2001 (Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes), o modal rodoviário participou na matriz de transporte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modal ferroviario
  • O modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviario
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!