MODAIS TRANSPORTE AQUAVIÁREO

1093 palavras 5 páginas
OBS: O que estiver em azul é tudo o que eu irei falar.

TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

OBS: Colocar essa imagem no slide enquanto eu estiver falando a definição do transporte aquaviário.

DEFINIÇÃO
Este modal pode ser chamado tanto de aquaviário como de hidroviário.
Hidrovia são caminhos pré-determinados para o tráfego aquático e muito utilizados para realizar transporte em grande quantidade e em longas distâncias.
Trata-se do transporte de mercadorias e de passageiros por meio de barcos, navios ou balsas, usando vias como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.
O modal aquaviário é dividido em:
Transporte fluvial: Ou seja, a navegação de rios e lagos;
E transporte marítimo ou o transporte de longo curso internacional, (navegação entre portos brasileiros e estrangeiros). Dentro do transporte marítimo ainda temos a cabotagem, que é o termo empregado para a navegação ao longo da costa brasileira.
O transporte marítimo é o mais importante, respondendo por quase 75% do comércio internacional do Brasil. O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil.

TRANSPORTE FLUVIAL
OBS: Inserir essa imagem no slide quando eu começar a falar de transporte fluvial.

É o tipo de transporte aquaviário realizado em hidrovias como rios, lagos e lagoas navegáveis que receberam algum tipo de melhoria e sinalização, para que determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via.
As hidrovias são de grande importância para este tipo de modal, visto que, dentre todos, é um dos mais baratos e pouco explorados pelo Brasil, mesmo sendo um dos mais eficientes em relação à quantidade de carga transportadas. Este meio de transporte não foi totalmente explorado ainda, por exigir investimentos iniciais muito altos e, principalmente, por ser um meio de transporte lento. Além de tudo, ele faz uma posterior fixação da população

Relacionados