Modais Aereos

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Modais Aereos
Conceito
O Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias comurgências na entrega ou de alto valor agregado.
O transporte aéreo é uma atividade que envolve com facilidade vários países, devido à velocidade do meio utilizado.Quanto aos tipos, pode ser um transporte nacional (doméstico ou cabotagem), ou internacional (operações de Comércio Exterior). O transporte aéreo é baseado em normas da Iata – International Air Transport Association, e em acordos e convenções internacionais. A associação das empresas aéreas na Iata é voluntária. Essa associação representa as companhias aéreas, estabelece tarifas máximas de fretes edivide o globo em três conferências operacionais. Os principais intervenientes no transporte aéreo são as empresas de navegação aérea e os agentes de carga, e também a Infraero, que detém o monopólio da administração dos aeroportos e seus armazéns de carga.

Conhecimento de embarque aéreo (airway bill)
O transporte aéreo comercial de carga é sempre documentado através de conhecimentoaéreo (AWB – airway bill), que a exemplo dos demais modais, é o documento mais importante do transporte. Ele tanto pode ser um conhecimento aéreo companhia, ou ser um conhecimento neutro, quando é do agente de carga. Pode estar na forma de um AWB – airway bill, representando uma carga embarcada diretamente, ou o conjunto MAWB – master airway bill, e HAWB – house airway bill, representando cargasconsolidadas. Além das funções normais, conforme os demais modais, este documento ainda pode representar fatura de frete e certificado de seguro.

TIPOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA 
O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua atividade, devido à velocidade, envolve comfacilidade e rapidez vários países. Pode ser dividido como segue:
Internacional – transporte envolvendo aeroportos dediferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.
Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.
Embora diferentes nos seus conceitos, as duas assemelham-se quanto à segurança e operacionalidade. Seguem os mesmos princípios, tanto para as cargasdomésticas, quanto às cargas internacionais, e são baseados em normas da IATA (international Air Transport association) e em acordos e convenções internacionais.
Cálculos de frete

As tarifas de fretes aéreos são estabelecidas de comum acordo entre as empresas de transporte aéreo, devidamente fiscalizadas e controladas pela Iata. O frete é cobrado pelo peso da carga, calculado por quilo, porém, ovolume também é considerado no caso da carga exceder 6.000 cm3 por quilograma. Neste caso o volume é transformado em peso/volume para cálculo do frete. São as seguintes as tarifas de frete: tarifa mínima; tarifa geral, dividida em normal e, quantitativa; tarifa para mercadorias específicas, tarifa classificada.



TIPOS DE TARIFAS 
Os principais tipos de tarifas são:
Tarifa geral – éaplicada de forma escalonada segundo faixas de peso (até 45 kg; de 45 k a 100 kg; de 100 kg a 300 kg; de 300 kg a 500 kg e acima de 500 kg), levando-se em consideração o "peso cubado". Quanto maior o peso cubado, menor a tarifa;
Tarifa mínima – aplicada a pequenos volumes, que não atingem um determinado valor de frete a partir do seu cálculo por peso. Essa tarifa varia em função da área a que sedestina a carga.
Tarifa classificada – aplicada a poucas mercadorias, dentro de certas áreas determinadas. É expressa através de porcentagem de aumento ou redução das tarifas de carga: ad valorem (animais vivos, pintos de menos de 3 dias, carga valiosa, restos humanos, etc); redução (bagagem desacompanhada composta apenas de roupas e objetos de uso pessoal, produtos culturais, aparelhos médicos);...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modal aereo
  • Modal aéreo
  • Modal aéreo
  • modal aéreo
  • Modal Aéreo
  • Modal Aereo
  • Modais Aéreo
  • Modal AEREO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!