Moda e noveça

Páginas: 11 (2509 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
O figurino de “Avenida Brasil” e sua repercussão na moda popular

Jéssica Luna Magalhães, Universidade Federal do Ceará.
Maria Dolores Brito Mota
Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos efeitos que o figurino da novela “Avenida Brasil” (apresentada no horário das 21 horas pela Rede Globo de Televisão) causam na composição da moda popular brasileira. A pesquisa centrou-se na percepção dopadrão de vestimenta de determinadas personagens que podem ser vistos frequentemente em revistas, lojas e outros meios de divulgação de moda com grande alcance popular. Assim, este estudo propõe-se a analisar os entrelaçamentos entre moda, identidade, cultura e mídia, fazendo um paralelo entre ficção e realidade.

Palavras chaves: telenovela, moda, influência, figurino.

Introdução
A atuaçãoda televisão como influência direta no comportamento das pessoas é bastante considerável, visto que o telespectador surge atualmente como alvo constante de uma publicidade disfarçada que encanta, seduz e muitas vezes até aliena. Nesse contexto as novelas funcionam como um reflexo perfeito da vida das pessoas, fazendo com que elas se enxerguem nas tramas e assimilem de forma rápida e concreta todoo conteúdo e estilo de vida dos personagens.

Gírias, estilo de cabelo e maquiagem, carros e músicas são transportados para o cotidiano das pessoas de uma forma bastante natural e a moda, obviamente, não poderia ser esquecida. Assim, o estilo dos personagens passa a ser copiado e os figurinos exibidos nas novelas passar a ser objetos de desejos das pessoas.

Diante de tamanha influência erepercussão temos a televisão, mas especificamente as novelas, como um aliado de poder na divulgação e propagação de produtos de moda e estilos de se vestir, garantindo ao mercado popular da moda, que abrange um público muitas vezes não detentores de um estilo próprio, o controle da preferência de compra dessas pessoas favorecendo uma parcela do mercado da moda e acelerando a popularização dedeterminados produtos.

A novela “Avenida Brasil” tem se mostrado um verdadeiro sucesso de audiência e repercussão. Além dos dramas e conflitos fielmente acompanhados por todo o Brasil, o figurino de três personagens vem caindo no gosto do povo, o estilo da vilã Carminha, da espalhafatosa Suelen e da riquinha Débora, dividem opiniões e inspiram o dia a dia das mulheres brasileiras. Dessa forma, vamosmergulhar no universo fictício que consegue transcender as barreiras televisivas e chegar ao alcance de todos.

Referencial Teórico
1. Telenovela e moda

Desde que a televisão foi inventada a moda nunca mais foi a mesma, a maior precursora de tendências no meio popular é a televisão. “A novela é uma obra audiovisual que resulta de um multiálogo e faz a mediação da relação entre produtores ereceptores, incorporando uma gama de significados possíveis, nem sempre intencionais.” (HAMBURGUE, Esther, 2005, 20). Assim, o controle sobre os efeitos de determinados estilos expostos nas telenovelas sobre os espectadores é relativo diante do leque de possibilidades de percepções.

Tudo que é transmitido e televisionado chega de forma quase instantânea na vida das pessoas. Moda e televisãocaminham lado a lado, uma servindo de suporte para a outra, uma beneficiando a outra. Afinal determinados produtos seriam moda se não aparecessem na televisão? Por outro lado, conseguiriam os autores e produtores televisivos transmitir de forma fiel a identidade do personagem sem a participação do figurino?

A televisão consegue provocar alterações no comportamento das pessoas, transmitirinformações variadas e ainda é capaz de ditar moda. Dentro da televisão, as telenovelas funcionam como uma vitrine propagadora de moda camuflada, já que seu efeito sobre as pessoas vai além de qualquer outro meio de publicidade televisiva. Muito mais do que o produto de moda em si, as pessoas buscam a essência dos personagens, elas acreditam que usando as roupas inspiradas nos figurinos televisivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moda
  • Moda
  • Moda
  • Moda
  • Moda
  • Moda
  • moda
  • Moda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!