moda como ideal de vida Estética

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015
Resumo de Estética
Texto: “A moda como um ideal de vida”

A moda supostamente contribui para a formação da identidade.
Indivíduo = identidade + autorrealização. Que tipo de eu sou eu?
Mudanças nos conceitos sociais ao longo do tempo: Medievo: importância máxima dada a Deus. O mundo pré-moderno é basicamente ditado por ordens estáticas, sem muito espaço para mudanças. Isso ocorre porque segundoo pensamento medieval, por exemplo, o mundo seria totalmente controlado por uma força superior. Isso faz com que as mudanças sejam externas e alheias à vontade humana. Por outro lado, no mundo moderno: constantes mudanças. Surge o conceito de autorrealização, segundo o qual o homem teria o papel de realizar e criar a si mesmo.

Busca pela autorrealização: domínio do individualismo sobre nós.Cresce a concepção de que todos os indivíduos são diferentes, e junto disso vem a vontade de criar e afirmar uma identidade própria. Não há, como outrora, um significado de vida coletiva. O que importa, agora, é a realização dos projetos individuais, responsáveis pela autorrealização.

Problema: a autorrealização se torna uma obrigação, o centro das coisas. É como se só ela fosse o passaporte para oindivíduo se “tornar ele mesmo”.

Eu reflexivo: o produto como estilo de vida. Tudo é uma tentativa de formar identidades e significados. Os indivíduos devem construir uma autoidentidade usando os meios a seu dispor. O eu se torna algo que deve ser criado, monitorado, mantido e mudado. (O que acaba se revelando não tão libertador assim)
O status financeiro deixa de ter tanta importância napós-modernidade. O desafio da autorrealização e da construção de uma identidade se tornam presentes para todas as classes. Todos são desafiados a se criarem e se afirmarem. O que se pode ressaltar é que talvez os mais abastados tenham uma vantagem no processo dessa criação, já que cada vez mais a identidade se torna algo comprável. Ainda assim, o desafio de se manter um estilo de vida é maior do que semanter em uma classe social. Os estilos mudam por dependerem da moda. Com isso, é preciso fazer uma constante reciclagem no que diz respeito à criação de um estilo, que deve ser analisado de acordo com os parâmetros da moda vigente. O homem pré-moderno se ancorava em tradições, e, por isso, sua identidade era mais estável. A liberdade do homem pós-moderno fez com que a identidade trocasse suaorigem da tradição para o estilo de vida.
Não há mais uma imposição disciplinar, mas sim uma socialização pela escolha da imagem. Enquanto uma tradição é legada, um estilo de vida é escolhido. A escolha de um estilo de vida pode sempre ser revista, daí a capacidade mutável do homem moderno. (Antes, a indumentária delimitava um espaço socioeconômico. Hoje, é uma questão de identidade e afirmação.)Bourdieu: sugere que a identidade é muito menos trabalhável do que sugere a teoria do eu reflexivo. Nosso habitus seria formado por estruturas sociais e gera ações que por sua vez as reproduzem. O habitus opera num nível mais profundo que a consciência humana. Ele não pode ser modificado por um ato consciente de vontade.
A estetização da vida não é acessível a todos, inclusive por razões econômicas.A autoidentidade não é só construída pelo indivíduo isolado, mas também por relações sociais. A escolha de um estilo de vida é basicamente estética.
A moda, nessa perspectiva, serve como instrumento para que o indivíduo se crie e se reinvente, de acordo com sua escolha estética.
Susan Sontag: “nos tornamos viciados em imagens”. Tudo passa a ser uma questão estética. Ainda assim, a moda sempre sebeneficia de um toque de gosto pessoal.
Lipovetsky: a moda se torna um guia para a vida, porque nos prepara para viver num mundo em que tudo está em constante movimento e mudança. Segundo Baudrillard, a moda é a espinha dorsal da sociedade de consumo. Os objetos e produtos acabam se tornando signos de aspiração e mobilidade social. (Ex: jogadores de futebol de origem pobre começam a usar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida ideal
  • Estética como conforto psicológico na moda
  • Ideal Modas
  • Estilos de Vida ligados à moda
  • fichamento a moda imita a vida
  • Estetica e qualidade de vida
  • Estética e qualidade de vida
  • Estética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!