mocardio

783 palavras 4 páginas
Introdução
No presente trabalho irei falar uma das células que constituí o organismo humano, neste caso, o coração humano. Como já e sabido, célula e a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos. Apesar desta universalidade de estrutura e função, há diversidade no tamanho, forma e grau de complexidade.
O coração e um órgão muscular oco localizado no centro do tórax, ele bombeia o sangue para os tecidos suprindo-os com oxigénio e nutrientes. Ele e composto por 3 camadas interna, média e externa, nomeadamente, endocardio (semelhante ao endotélio que reveste os vasos sanguíneos), miocárdio e epicardio (camada que reveste o miocárdio delimitando-o como uma capa).

Miocárdio

O miocárdio e um conjunto de células musculares, que apresentam uma disposição e estrutura peculiar que constituem a parede do coração.
O musculo cardíaco contem uma enorme quantidade de fibras musculares, cuja principal característica e sua grande capacidade de concentração. Estas fibras possuem um diâmetro menor do que o das fibras musculares do músculo esquelético, entretanto apresentam mais sarcoplasma. O material colageno e os capilares sanguíneos são os outros constituintes do miocárdio.
O músculo cardíaco, como qualquer outro músculo, possui capacidade de se contrair e de relaxar-se, funcionando como uma bomba mecânica, enviando e recebendo o sangue com velocidade e forca determinada.
Nos mamíferos o coração é chamado miogênico, ou seja, produz seus próprios impulsos eléctricos através de células especializadas na parede do átrio direito (nódulo sino-atrial). A frequência de batimentos é regulada pelas adrenais. A força de contracção também é modulada no ser vivo por acção do volume de sangue na cavidade (pré-carga) e da resistência ao esvaziamento do coração (pós-carga).
Seu terço mais interno (região subendocárdica), recebe nutrientes e oxigénio por difusão directa a partir do sangue que é bombeado pelo coração, mas seus dois

Relacionados

  • Infarto do Mocardio
    2272 palavras | 10 páginas
  • Doenças do sistema circulatório - causas, tratamento, prevenção e número de casos no brasil
    1443 palavras | 6 páginas
  • Enfermeira
    2506 palavras | 11 páginas