mobilização social

Páginas: 55 (13707 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




MOBILIZAÇÃO SOCIAL E OS
REFLEXOS NA POLÍTICA



Introdução
A mobilização social é, muitas vezes, confundida com manifestações públicas, com a presença das pessoas em uma praça, passeata, concentração. Mas, isto não caracteriza uma mobilização. A mobilização ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age com um objetivo comum, buscando,quotidianamente, resultados decididos e desejados por todos.
Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interpretação e um sentido, também, compartilhados.
Toda mobilização é mobilização para alguma coisa, para alcançar um objetivo pré-definido, um propósito comum, por isto é um ato de razão. Pressupõe uma convicção coletiva da relevância, um sentido de público,daquilo que convém a todos. Para que ela seja útil a uma sociedade, tem que estar orientada para a construção de um projeto de futuro. Se o seu propósito é passageiro, converte-se em um evento, uma campanha e não, em um processo de mobilização. A mobilização requer uma dedicação contínua e produz resultados quotidianamente.
Como se fala de interpretações e sentidos também compartilhados, reconhece-sea mobilização social como um ato de comunicação. A mobilização não se confunde com propaganda ou divulgação, mas exige ações de comunicação no seu sentido amplo, enquanto processo de compartilhamento de discurso, visões e informações. O que dá estabilidade a um processo de mobilização social é saber que o que se faz e o que se decide, no campo de atuação quotidiana de um dado cidadão, está sendofeito e decidido por outros, em seus próprios campos de atuação, com os mesmos propósitos e sentidos.
Cidadão é a pessoa capaz de criar ou transformar, com outros, a ordem social e a quem cabe cumprir e proteger as leis que ele mesmo ajudou a criar.” Toro e Werneck, 1996.

Inicialmente, este tema despertou grande preocupação a este grupo de trabalho, principalmente por se tratar de temamuito abrangente.
Um dos agravantes quanto à extensa abrangência do tema foi o fato de as manifestações populares recentes, relativas ao período de elaboração deste trabalho, apresentarem uma ampla lista de reivindicações. Desta forma, um trabalho que fosse tratar da mobilização social que aconteceu no Brasil neste período, poderia abordar diversos temas apresentados nas manifestações populares querefletiam esta mobilização: mobilidade urbana, saúde, temas políticos, combate à corrupção, legislações específicas, grandes eventos esportivos entre outros.
Foi necessário um estreitamento do escopo do estudo, limitando-se à elaboração de um plano para o Estado de São Paulo, mas considerando aspectos nacionais que, de alguma forma, possuem reflexos neste Estado.
Além disso, o escopo, também, foilimitado aos reflexos políticos destes eventos, e as outras Expressões do Poder foram consideradas, apenas, quando apresentavam relação com estes aspectos políticos.
Ademais, foi seguido, de forma rigorosa, o Método de Planejamento Estratégico preconizado da Escola Superior de Guerra, onde há um encadeamento e uma dependência entre uma etapa e a etapa subseqüente, iniciando pela Fase deDiagnóstico.


1 Fase de diagnóstico
A Fase do Diagnóstico é subdividida em duas Etapas: a Análise do Ambiente e a Análise do Poder.
Nesta Fase, tendo como visão o Bem-Comum e os Objetivos Fundamentais inicia o processo de aplicação do Método.
Os resultados apurados ao final de cada uma das Etapas subsidiam os estudos realizados na Etapa subseqüente. Uma vez concluídos os estudos relativos àAnálise do Poder, o Método prevê a possibilidade de ser promovida a revisão da Etapa Análise do Ambiente, se necessária, caracterizando o processo de realimentação que é previsto ao final de cada Fase e Etapa. Assim sendo, ao final dos estudos correspondentes a esta primeira Fase, após a apuração dos dados e fatos necessários à realização do diagnóstico, os seus resultados subsidiarão os trabalhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mobilização social
  • Mobilização social
  • Mobilização Social
  • Educação ambiental e mobilização social
  • Mobilizaçao popular serviço social
  • a importancia da mobilização social nas redes sociais
  • Mobilização social e práticas educativas
  • Resenha livro Mobilização Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!