Mobilização neural

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Introdução
A mobilização neural é um valioso recurso terapêutico para as diversas disfunções do sistema musculoesquelético, sendo que a técnica ainda é pouco explorada pelos profissionais da área da saúde no Brasil.
Nos últimos vinte anos, muitos fisioterapeutas com formação orientada à ortopedia, voltaram-se para o sistema nervoso (SN) buscando respostas para os mecanismos subjacentes a sinaise sintomas e melhores tratamentos para indivíduos com disfunções do tecido neural. Um tratamento baseado na mobilização do sistema nervoso foi desenvolvido e continua evoluindo, baseado em observações clínicas e pesquisas experimentais. Embora a técnica de mobilização neural não seja amplamente conhecida, a ideia de utilizar um tratamento mecânico para o tecido neural não é recente. Os princípiose métodos do alongamento neural já existem desde 1800, tendo sido progressivamente aperfeiçoados tanto na teoria, quanto em sua aplicação clínica.
No entanto, jamais se deve esquecer que a fáscia, as articulações e os músculos estão conectados ao sistema nervoso, que possui uma fisiologia e uma mecânica complexa.

Definição
A terapia consiste em um conjunto de manobras que tem como objetivoaumentar e alongar o neuro eixo, retirando todos os pontos de pressão/tensão sobre ele, devolvendo assim a capacidade desse neuroeixo deslizar e mover livremente.
Quando ocorre um alongamento neural, os vasos sanguíneos são estrangulados comprometendo assim o fluxo intraneural e deteriorando a função nervosa. Se este alongamento for discreto, além dos limites de proteção por breve período, afunção nervosa tende a voltar rapidamente ao normal. Entretanto, se a tensão sobre o nervo for severa ou sustentada por longo período de tempo, as alterações na função nervosa serão permanentes. O termo “alongamento neural” não deve ser utilizado, pois o alongamento do nervo poderá irritar e ocasionar dor. Em uma disfunção do tecido neural, é comum que a microcirculação no nervo esteja anormal e,portanto, um alongamento mínimo poderá comprometer o fluxo circulatório e reduzir a função nervosa. Por estas razões é imprudente tratar o tronco nervoso danificado ou comprimido com técnicas de alongamento.
A mobilização neural pode ser usada como método diagnóstico e terapêutico, contribuindo assim para diminuição do quadro sintomático (de dor na maioria dos casos). A técnica é indicada em todas ascondições que apresentem comprometimento mecânico/ fisiológico do sistema nervoso. Tem por objetivo melhorar a neurodinâmica, restabelecer o fluxo axoplasmático, e a homeostasia dos tecidos nervosos. Verifica-se tal comprometimento através de testes específicos para cada nervo periférico.

História
O conceito é antigo, e iniciou na França e Grã Bretanha há muito tempo atrás, por médicos.  Atécnica era estudada em pessoas com dores ciáticas e até mesmo do plexo braquial, onde o paciente era submetido a uma cirurgia, o nervo ciático era alçado e bruscamente estirado no sentido do membro inferior. 
A mobilização neural ganhou força nos últimos anos aqui no Brasil, por ser uma técnica manual e de bons resultados clínicos.  Mas não é fácil de utilizar, pois precisa de um bom conhecimentoclínico e manualidade para praticar a técnica.

O Sistema Nervoso
Graças aos mecanismos de desenvolvimento de tensão dentro do SN e o seu movimento em relação as suas interfaces é permitido a ele, mover-se acompanhando os movimentos do corpo. A tensão neural adversa é definida como uma série de respostas mecânicas e fisiológicas anormais das estruturas do sistema nervoso quando suas amplitudesnormais de movimento e capacidade de alongamento são testadas.
O que é preciso ter em mente que quando estudamos o Sistema Nervoso é que, tanto central como periférico, compreende em um só sistema, considerado contínuo como tecido, eletricamente e quimicamente. Portanto, qualquer alteração ocorrida em uma parte dele ocasionará repercussões em todo o sistema. Não cabe ao sistema nervoso somente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mobilizaçao neural
  • Mobilizaçao neural
  • ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE MOBILIZAÇÃO NEURAL E ALONGAMENTO MUSCULAR NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR
  • mobilização
  • Mobilização
  • mobilizaçao
  • AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TÉCNICA DE MOBILIZAÇÃO NEURAL EM COLABORADORES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO QUE RELATAM DOR EM...
  • Associando as técnicas de mobilização do tecido neural, alongamento e fortalecimento no tratamento pós-cirúrgico...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!