Mobiliário Egipcio

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2015
CAROLINA MOREIRA DA SILVA


História DO MOBILIÁRIO

Egípcio




SENAC – CENTRO POLITÉCNICO - RIACHUELO
HISTÓRIA DO DESIGN - PROF. GUSTAVO - NOITE – GRUPO 17


Introdução



Os móveis existem pelo menos desde o período neolítico (7000 a.C.). A transição do homem de nômade para sedentário colaborou para o seu desenvolvimento social, político, artístico e histórico. Estacondição foi de suma importância para a evolução do mobiliário.

A primeira sociedade a utilizar móveis de forma técnica, da qual temos conhecimento, foi o Egito. A tradição de preservar os mortos e seus pertences em tumbas possibilitou a descoberta de vários itens da cultura egípcia, como: escrita, pinturas, cerâmicas, esculturas, vestuário e também mobiliário.
O mobiliário egípcio pouco mudou emmais de três mil anos. Em geral era de cores vivas e com uso de diversos materiais. Boa parte do mobiliário que usamos hoje já existia na sociedade do Egito. Isto inclui bancos, cadeiras, camas, mesas, arcas, divãs, dosséis. Além destes, destacam-se também os apoios para cabeça e tronos magníficos.














CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL

A sociedade egípcia era estruturada deforma definida, onde o faraó era a autoridade máxima. Esta civilização, uma das primeiras e grandes da história, teve destaque de 3200 AC a 32 AC. A arte era usada para atestar a grandiosidade e a importância  do poder político e religioso do Faraó, era também muito limitada, ou seja, padronizada, pois ela estava ligada à religião e servia de veículo para a difusão dos preceitos e das crenças.
Areligião egípcia baseava-se no politeísmo, com deuses em forma de animais (zoomorfismo) ou um misto de homem e animal (antropozoomorfismo). Geralmente, os animais de uma determinada região eram seus protetores: falcões, hipopótamos, crocodilos, leões, chacais protegiam, desde o período pré-dinástico, os diversos nomos. Pode-se notar esta influencia nas pernas dos móveis, geralmente remetendo apatas de animais.
A maioria das peças de mobiliário egípcio foram encontrados em túmulos, onde foram colocados para que pudessem continuar a ser utilizados por seus proprietários na vida após a morte. Considerando a quantidade de móveis que deve ter sido enterrado ao longo da história egípcia, pouco sobreviveu. Muitas peças foram destruídas por ladrões ou comido por cupins. Boa parte do que temosacesso hoje foi encontrada em tumbas como a da Rainha Hetepheres e a do jovem faraó Tutankhamon.
No Egito antigo o mobiliário era geralmente confeccionado com madeira dos bosques locais, principalmente com as árvores de figo, acácia e tamarisco. Já as madeiras de cedro, cipreste e junípero eram importadas da Síria. Também utilizavam madeira negra, importada do sul, ocasionalmente metais preciosos,marfim ou outros materiais de luxo. Papirus e outras fibras eram utilizadas nos assentos, e as forragens eram de algodão e linho.

















A TÉCNICA EGÍPCIA

Os egípcios tinham um ótimo conhecimento de anatomia e, por isso, produziam peças que eram confortáveis. O mobiliário não era apenas bonito, ele era também funcional. Como exímios marceneiros, já conheciamsistemas de encaixes para madeira - usavam cavilhas e tinham habilidade na construção e no acabamento de móveis - o que se demonstra nas pernas curvas do mobiliário, muitas vezes cruzadas, e nos sistemas de encaixes precisos - eles tinham um conhecimento muito grande das matérias primas e usaram diversos tipos de madeira no mobiliário: acácia, cedro, ébano, dentre outros.

A decoração era feita compedras preciosas, ouro, prata, ébano, marfim, vidro e cerâmica. Em termos de mobiliário, viviam com luxo e conforto, e já empregavam fundos entrelaçados de linho ou corda nas peças. O couro tingido ou curtido também era frequentemente utilizado, assim como as peles de pantera. Trabalhos em marchetaria também eram frequentes. Os desenhos não eram simples, ao contrário, eram muito elaborados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Egípcios
  • Egípcios
  • O egípcio
  • Egípcios
  • Egipcios
  • mobiliario
  • Egipcios
  • mobiliário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!