Moçambique

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 8 de março de 2013
ECONOMIA MOÇAMBIQUE
Moçambique possui importantes recursos naturais, entre eles destacam-se a energia hidroeléctrica (Cabora Bassa), gás, carvão, minerais, madeiras e extensas terra agrícolas. As pescas possuem um enorme potencial.
Os principais produtos exportados, para além da electricidade de Cabora Bassa, são camarão, algodão, cajú, açucar, chá, copra (dados de 2002).
Da Crise àRecuperação
1975-1985. A seguir à Independência, em 1975, a economia moçambicana entrou em declínio. Entre as razões para explicar esta apontam-se as seguintes:
1.O êxodo da maioria dos seus quadros técnicos e empresários, a maioria dos quais de origem portuguesa.
2. As opções políticas marxistas-leninistas da Frelimo, o único partido, e que eram contrárias a uma economia de mercado e privilegiavam osrelacionamento com os países socialistas (Ex-União Soviética, China, RDA, etc). Os antigos empresários, sobretudo os portugueses, são encarados como neo-colonialistas.
3. A Estatização da economia, que se traduziu na nacionalização dos principais sectores económicos (industria, agricultura, etc), criando um sistema altamente centralizado e ineficiente.
4. O apoio dado por Moçambique aosmovimentos de libertação na região, o que provocou o boicote e represálias de países vizinhos, como a Rodésia (Zimbabué) e sobretudo da África do Sul.
5.A Guerra Civil que alastrou por todo o país a partir de 1980 e contribuindo para destruir e paralisar as suas infra-estruturas económicas.
A produção não tardou a entrar em ruptura e a balança de pagamentos rapidamente se tornou deficitária.
Apesarde tudo entre 1977 e 1981 registaram-se alguns sinais de abrandamento da crise, mas com o alastramento da guerra civil a situação não tardou a piorar. Assim, entre 1982 e 1985, o crescimento do PIB foi de - 5,9%. As condições de vida pioraram de forma dramática, centenas de milhares de moçambicanos morreram à fome. A situação da balança comercial tornou-se insustentável. O país tinha que mudar derumo para poder subsistir.
1985-1992. Face à crise económica generalizada, ao aumento da pobreza para níveis incomportáveis, o governo moçambicano inicia uma mudança na sua política, no sentido de uma liberalização da economia. Em 1984 adere ao FMI, Banco Mundial e Convenção de Lomé. Em 1985 reintroduz a cultura obrigatória do algodão. Dois anos depois é lançado o Programa de ReabilitaçãoEconómica (PRE), com o apoio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, depois de intensas negociações entre 1985 e 1986. Abandona também a orientação marxista-leninista que era a sua imagem de marca desde 1977.
O crescente aumento da pobreza do país começou finalmente a ser travado. O PIB, em 1987, teve um aumento de 4,6%, no ano seguinte foi de 5,5% e em 1989 de 5,3%. A produção agrícola ( abase da economia do país), em 1989, conheceu um crescimento de 9%, e a produção industrial um aumento de 12%.
Esta melhoria interna, não se reflectia numa melhoria na balança de transações correntes. O défice comercial aumentou, assim como o endividamento do país. O fim da União Soviética, em 1989, acabou por contribuir para esta situação, na medida que com ela se fecharam também os mercados dospaíses socialistas. A taxa de inflação atingiu então valores impressionantes: 50,1% em 1988, e 42,1% em 1989.
Na primeira metade dos anos 90, persistiram as dificuldades. O crescimento do PIB em 1990, situou-se nos 1,5%, mas em 1991 foi de apenas 0,9%.O valor mais baixo desde 1987. A inflação continuava elevadíssima (47% em 1990 e 45,1% em 1992). A escassez de divisas não permitia a renovação eexpansão das empresas moçambicanas. A continuação da Guerra Civil não permitia melhorias significativas em termos económicos, o que se reflectia na evolução desfavorável dos produtos exportados.
1992-2002.A paz alcançada em 1992, abriu novas possibilidades ao desenvolvimento do país. A economia começou a recuperar logo em 1993, tendo o PIB crescido 5,6%, à custa sobretudo da agricultura....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moçambique
  • mocambique
  • Moçambique
  • Moçambique
  • mocambique
  • MOÇAMBIQUE
  • mocambique
  • Moçambique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!