mnbjdheuidg

8640 palavras 35 páginas
A teoria e a prática são indissociáveis, uma depende da outra para um excelente profissional por em prática o que sabe. Muitas faculdades trabalham o profissional de educação com oficinas de como se aprende a fazer, a fazer jogos, a fazer brincadeiras e tudo isso acaba colocando uma viseira no estudante que só servirá para reproduzir o que foi ensinado sem se dar conta que existe um contexto social diferente em cada lugar que se ensina. A universidade deve ser um local de formação tanto na campo prático quanto no campo teórico tornando o aluno crítico e analítico.

Ao se compreender que teoria e prática são coisas diferentes, porém não podem ser separadas, surigiram muitos estudos sobre a concepção de estágio, como o de PIMENTA E GONÇALVES (1990). Os estudiosos “Consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. E assim o estágio deixa de ser pensado como a parte prática do curso em formação e vira a parte de atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade.

O estágio deve se tornar um instrumento de valorização da experiência e a reflexão da experiência, valorizando assim a prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão.

Sendo assim o papel da teoria é oferecer aos professores momentos de análise e compreensão do contexto histórico, social, cultural, organizacional e individual levando em conta si mesmo como profissional, para neles intervir e transformá-los.A teoria e a prática são indissociáveis, uma depende da outra para um excelente profissional por em prática o que sabe. Muitas faculdades trabalham o profissional de educação com oficinas de como se aprende a fazer, a fazer jogos, a fazer brincadeiras e tudo isso acaba colocando uma viseira no estudante que só servirá para reproduzir o que foi ensinado sem se dar conta que existe um contexto social diferente em cada lugar que se ensina. A universidade deve ser um local de

Relacionados