Mnbgr

630 palavras 3 páginas
A desertificação no mundo
Existe um total de 61,3 milhões de quilômetros quadrados de áreas degradadas em todo o mundo. Segundo a ONU, as áreas mais atingidas pela desertificação estão na África, Ásia, América do Norte, Austrália e América do Sul. A Europa é o continente menos atingido, com exceção da Espanha.
Os deslizamentos
A camada superficial do solo em terrenos incli¬nados tem a tendência de deslizar de cima para baixo. A velocidade e a intensidade desse deslizamento vão depender da maior ou menor permeabilidade dos solos e declive do terreno. O movimento mais lento (rastejamento) desse material costuma formar na base da inclinação um acúmulo de detritos que chamamos de bitus (talude). Quando, por qualquer interferência (humana ou natural), o talude é rompido, toda a encosta vem abaixo, Isso pode acontecer de forma violenta, originando tragédias. O homem pode acelerar o processo ao "cortar" o tálus para abrir estradas, construir casas, etc. Um desmatamento an¬terior da área contribui para agilizar o processo.
Impactos ambientais causados pela agricultura
A agricultura tem tido há muitos séculos a responsabilidade de fornecer alimentos para a humanidade. Para cumprir esse objetivo, já ocupou mais de um quarto da superfície terrestre.
A procura por terras cultiváveis já destruiu cerca de 30% das florestas originais dos continentes. Na verdade, a agricultura causou os primeiros impactos ambientais quando o homem aprendeu a cultivar plantas alimentícias e a criar animais. O crescimento populacional só fez agravar as consequências desses impactos.
A modernização do campo e os avanços tecnológicos dos últimos anos precisam ser analisados de ângulos diferentes. Se, de um lado, proporcionaram o aumento da produção de alimentos e a adoção de novas técnicas para a proteção do meio ambiente, de ou¬tro, não permitiram a igual distribuição desses benefícios. Além do mais, podemos dizer que a tecnologia que protege também agrava a degradação ambiental. O homem usa

Relacionados