mn,jh,khjk

1163 palavras 5 páginas
CAPITULO I
1- A música. Segundo Brecia (2003), a música é uma linguagem universal, mas com muitos dialetos, variáveis de cultura para cultura, onde ressalta maneira de tocar, cantar, reorganizar sons redefinindo notas básicas em seus intervalos. A música é a sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo, o ritmo, melodia, o timbre e a harmonia constituem elementos capazes de afetar todo o organismo humano de forma física e psicológica. Onde o receptor da mesma responde tanto afetiva quanto corporalmente. BEE (2003). O ser humano tem várias maneiras de responder aos estímulos do meio ambiente, e o movimento é uma delas. “Utilizamos nosso universo interior perceptivo e cognitivo ideológico afim de que se processe a leitura do nosso eu”. BEE (2003)

1.1- O ensino da música e o desenvolvimento infantil: A musicalidade é um processo de constituição continua ao conhecimento, desenvolvendo o gosto musical favorecendo a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer ao ouvir a música, contribuindo no desenvolvimento diversificado das crianças da seguinte maneira:
Desenvolvimento cognitivo/linguístico: A fonte do conhecimento da criança de experimentos variadas situações, ao se trabalhar os sons, ao dançar, trabalha-se a coordenação motora, facilitando relações com o ambiente que vive. Brecia (2003)
Desenvolvimento psicomotor: Aprendem a controlar os músculos, adequando-se com desenvoltura, favorecendo descarga emocional.
Desenvolvimento sócio-afetivo: As crianças vão formando sua identidade, percebendo-se diferente das outras e socializa-se com os demais.

1.2- A música e o lúdico na educação infantil: A música esta ligada ao lúdico e ao brincar, sendo a brincadeira para as crianças um meio fácil de entrarmos no seu mundo pessoal, facilitando a assimilação de qualquer assunto que se queira repassar aos mesmos de forma rápida e eficaz. O lúdico promove um rendimento escolar além da oralidade, pensamento e

Relacionados