mmostrador

387 palavras 2 páginas
1°)Características da monarquia : O rei ou monarco é o chefe do Estado, atraves dos princípios básicos de hereditariedade e vitaliciedade, o poder é transmitido ao longo de uma linha de sucessão.

2°)Países que adotam, atualmente, a Monarquia : Os países são : Japão, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Tailândia.

3°)Características da República : Um representante , que é chamado de presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe do Estado, através da eleição, que é realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.

4°)Países que adotam, atualmente, a república : Os países são : Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Estados Unidos da América, França e Itália.

1°)O que é uma constituição? É a carta Magna, que é um conjunto de leis que regulam os direitos, deveres e garantias dos cidadãos em relação ao Estado ea organização política de um país.

2°)Por que foi necessário a redação de uma constituição para o Brasil após a independência? A organização de um Estado exige fazer conjuntos de normas para estruturá-los. A constituição define a identidade política e jurídica ao país.

3°)Qual é a principal semelhança entre a Constituição de 1824 e a atual?
Elas queriam estabelecer normas que estrutura-se o Estado brasileiro.

4°)Poderíamos utilizar hoje a mesma Costituição que foi outorgada por D. Pedro I ? por quê ?
Não, porque na época de D. Pedro I , o Brasil estava-se tornando um país mornáquico , e hoje ele é republicano.

1°)Quem pode ser eleito, segundo cada uma das Constituições?
.1824 : Os cidadãos brasileiros com direitos políticos.
.1988 : Todos os brasileiros maiores de 16 anos

2°)Quem está excluído do direito ao voto , de acordo com cada uma das Constituições?
Brasileiros menores de 25 anos (exceto os chefes de família e os oficiais militares maiores de 21 anos, os bacharéis e os clérigos) e os que tivessem renda anual líquida inferior a cem

Relacionados