MMOOOOE

1091 palavras 5 páginas
PERGUNTA 1

Em uma pesquisa científica, a partir das informações (dados) coletadas se faz a interpretação do fenômeno que a elas se referem, ou seja, se estabelece a relação entre um referencial teórico e a realidade retratada pelos dados e fatos colhidos ou levantados. É este o papel da fundamentação teórica (da revisão da literatura ou quadro teórico) em uma pesquisa. Assim, é correto afirmar que desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho corresponde a: a.
Fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. b.
Copiar pequenos trechos de obras de autores que tratam de temas relacionados ao foco do trabalho de pesquisa. c.
Conceber, construir e aplicar os instrumentos de coleta de dados em uma pesquisa científica. d.
Organizar e analisar os dados obtidos na coleta de dados desenvolvida na pesquisa de campo. e.
Definir os tópicos que serão abordados no desenvolvimento do trabalho escrito de uma pesquisa.
0,2 pontos
PERGUNTA 2

Não existe uma estratégia que seja sempre a melhor para responder a uma pesquisa de um determinado fenômeno, o que existem são estratégias que aperfeiçoam a qualidade da pesquisa em relação a certos contextos. A escolha de uma estratégia de pesquisa tem que ser feita considerando, entre outros elementos, a natureza da questão da pesquisa, o contexto no qual a pesquisa se realizará, a formação e a experiência do pesquisador. Dentre as abordagens que o pesquisador poderá escolher, encontra-se:

I. A Pesquisa Qualitativa, que parte do princípio de que há uma relação dinâmica entre a realidade e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto de investigação.
II. A Pesquisa Provocada, na qual o pesquisador utiliza variações naturais ou acidentais da variável independente, que não pode manipular, para medir os efeitos sobre uma ou mais variáveis dependentes.
III. A Pesquisa

Relacionados