mmkkk

15049 palavras 61 páginas
16949:2002
ISO TS 16949:2002
Prefácio
A ISO(Organização Internacional para Normalização) é uma federação mundial de organizações de normalizações nacionais (entidades membros ISO). O trabalho de preparação de normas internacionais é normalmente feito através de comitês técnicos. Cada entidade membro interessada no assunto pode ter um representante no comitê técnico. Organizações internacionais, governamentais ou não governamentais, em acordo com ISO também podem fazer parte dos trabalhos. Os colaboradores da ISO fecham com a
Comissão Internacional Eletrotécnica (IEC) sobre todos os problemas de normalização eletrotécnica.
Os drafts de Normas Internacionais são elaborados de acordo com as regras estabelecidas pelo ISO/IEC.
Diretrizes, Parte 3. A principal tarefa dos comitês técnicos é preparar Normas Internacionais. As normas draft internacional elaboradas pelos comitês técnicos circulam entre os membros internacionais para votação. Publicação como uma Norma internacional requer a aprovação de no mínimo 75% das entidades membros com direito a voto ( veja boletim CB 25).
Em outras circunstâncias, particularmente quando existe uma exigência urgente do mercado para estes documentos, o comitê técnico deve decidir por publicar outros tipos de documentos normativos:
• uma ISO Especificação disponível para publicação (ISO/PAS) representa um acordo entre especialistas técnicos de um grupo de trabalho ISO e aceito para publicação, se este é aprovado por 50% dos membros com direito a voto.
• Uma Especificação Técnica (ISO/TS representa um acordo entre os membros dos comitês técnicos e é aceita sua publicação se aprovado por 2/3 dos membros com direito a voto(ver boletim CB 25).
Um ISO/PAS ou ISO/TS é revisto a cada três anos com o objetivo de decidir se pode ser transformado em uma Norma Internacional.
A Norma ISO/TS 16949:2002 foi preparada pelo Internacional Automotive Task Force (IATF) e Japan
Automobile Manufacturers Association, Inc. (JAMA), com

Relacionados

  • mmkkk
    1007 palavras | 5 páginas