MMJN

2044 palavras 9 páginas
Resenha

JEQUIÉ (BA) – OUTUBRO 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DS
CURSO DE FISIOTERAPIA

DISCENTES:
Ariane Gomes da Silva
Franciele (ver nome completo)
Priscila Brito dos Santos

Resenha

Trabalho apresentado profª Luziet Fontenele, ministrante da disciplina português instrumental, para fins de avaliação.

JEQUIÉ (BA) – OUTUBRO 2014

Sumário
1. O que é resenha?
2. Anexos

O que é resenha?
“Segundo a coordenadora Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu Tordelli, na página 15 do livro Resenha: inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto. Outros além de apresentar informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos e os segundos são resenhas.”
Percebe-se então que a resenha é um modo mais ampliado para analisar determinado assunto, diferentemente do resumo que é somente informações do texto original de modo sucinto.

“Segundo a coordenadora Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu Tordelli, na página 55 do livro Resenha: (...) a resenha é um texto sobre outro texto, de outro autor. Assim, é natural que haja menções ao texto original, o que no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista. Porém deve-se tomar cuidado ao fazer essas menções para que o que foi dito pelo resenhista e o que foi dito pelo autor do texto original fiquem absolutamente claros para o leitor.”
A partir desta citação, vemos que na resenha pode utilizar fragmentos do texto original, mas sempre diferenciando da opinião do autor.

“Segundo a coordenadora Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu Tordelli, na página 77 do livro Resenha: ao resenhar um texto, você

Relacionados

  • Atividade pratica superviosionada
    137398 palavras | 550 páginas