mmjkhjkh

551 palavras 3 páginas
Trabalho – Educação Física nos anos finais do ensino fundamental

Aluno: Pedro A. Kramer Sens

Conteúdo: Esporte – Acesso e reflexão sobre as práticas esportivas
Tem como objetivo, que todos participem do conteúdo, procurar ensinar de forma que os alunos possam entender, e também refletir sobre tal esporte, suas regras e seus benefícios, não só a pratica simples sem uma reflexão, ou sem acesso a outros alunos.
Para Freire (1994, p.114), as atividades propostas pelo professor devem ser compatíveis com o grau de desenvolvimento dos alunos. Uma proposta pedagógica não pode estar nem aquém, nem além do nível de desenvolvimento da criança. Uma boa proposta, que facilite esse conhecimento, é aquela em que a criança precisa tomar decisões, ponderar; e, diante das dificuldades, ter autonomia e motivação para superá-las, garantindo as estruturas necessárias para níveis mais elevados de conhecimento e interesse em dar continuidade a essas atividades.

Jogos e Brincadeiras – Flexibilização das regras
A flexibilização de regras é importante para podermos facilitar tal jogo ou brincadeira através do lúdico, ou então também aumentar o nível de dificuldades e exigência de tais habilidade dos alunos.
“A criança, ao brincar, não se preocupa com os resultados, pois o prazer em jogo possibilita-lhe agir livremente diante das atividades exploradas. Essa cultura lúdica deve ser por demais cultivada durante as aulas, para que possamos oportunizar uma flexibilidade do brincar que muitos autores denominam de momentos de futilidade ou atos sem conseqüência. A criança, ao brincar, tem a possibilidade de ludicamente solucionar os problemas que lhe são apresentados” (BRUNER, 1978)

Ginástica – Condição do aluno reconhecer as possibilidades do seu corpo
O objeto de ensino desse conteúdo deve ser as diferentes formas de representação das ginásticas. Não enfatizando apenas a prática, mas também desenvolver o senso crítico nos sujeitos ainda crianças para que tenha

Relacionados