mmhn

706 palavras 3 páginas
A utilização da retórica na sociedade democrática será uma porta de acesso à verdade ou ao reconhecimento da sua permanente inacessibilidade?

Nós não consideramos a utilização da retórica na sociedade democrática não sendo o ser humano dono da verdade, e comunicar, que sendo a linguagem algo específico do homem estando ela presente em toda comunicação humana, não é o caminho de acesso à verdade. Esta pode não ser absoluta e intemporal mas sim plurívoca e renovável. A verdade é histórica, acompanha temporalmente os acontecimentos evolutivos, ou seja, com isto não podemos concluir que a verdade não existe. Esta é passível de ter várias leituras.

O reconhecimento de uma razão comunicativa legitima o uso da retórica ou demonstra o seu poder de manipulação da opinião?

Ora bem, se nós reconhecermos uma razão comunicativa temos o direito de usar a retórica pois nós queremos chegar a um consenso, a uma verdade. E isto apesar de não nos dar a desculpa de fazermos o que tivermos de fazer para chegar a ela poem nos um pouco á margem da lei pois provavelmente as pessoas não nos culpam nem censuram tanto se tivermos a resolver as coisas para encontrar a verdade… Com a retórica é a mesma coisa, em alguns casos, é necessário usar a retórica para chegar a um fim. Se não o fizermos o ser humano vai se sentir culpado por não ter feito o que estava ao alcance dele. No fundo é correto dizer que em muitos domínios os homens usam a retorica e a persuasão quando têm de deliberar algo. A ética não descreve como agimos mas sim como devemos agir. É importante dizer ainda que, sendo a linguagem algo específico do homem, sendo ela presente em toda comunicação humana, possibilita o entendimento mútuo e a validade do discurso. A linguagem mediatiza toda a relação significativa entre os sujeitos e o mundo da vida. Por outro lado a retórica pode ser um método de persuasão e de manipulação e não da descoberta da verdade. Nestes casos nós achamos mal que isto aconteça pois apesar de ser

Relacionados

  • Diabetes Mellitus
    87818 palavras | 352 páginas