,mmcmmcn

435 palavras 2 páginas
Etapa 2--------Passo 4

Assepsia

Com base nas pesquisas realizadas, podemos notar que a assepsia é uma maneira de prevenção e que deve ser feita por toda a equipe hospitalar. Sua forma é eficaz desde que seja feita da maneira correta, prevenindo doenças e infecções cruzadas. O cuidado e atenção são primordiais ao fazer essa técnica, como qualquer procedimento a ser realizado dentro de uma unidade hospitalar. (POTTER e PERRY, 2006) O grande número de pacientes que contraem infecções durante sua permanência no hospital é extremamente preocupante para os profissionais da saúde. A enfermagem, em especial, tem condições de reduzi-las por meio da utilização de medida preventivas como a assepsia. (BRUNNER e SUDDARTH, 2002).
Segundo o Ministério da Saúde, ”assepsia é o processo pelo qual consegue afastar os germes patogênicos de determinado local ou objeto”. E é com base nisso a equipe deve fazer a técnica sempre que for necessário, pois além de prevenir é uma forma de se proteger no ambiente de trabalho. Estando dentro de uma unidade de saúde é responsabilidade da equipe cuidar e zelar pela saúde dos que ali estão. E quando falamos de cuidar não é só fazer administração de medicamentos, é também zelar por todos que estão ali, cuidar da higiene do paciente do local de trabalho, antes de qualquer procedimento a assepsia é fundamental para que infecções cruzadas não aconteçam, ou que pelo menos os números sejam menores.

Etapa 3 ----------Passo 4

Lavagem Das Mãos

A lavagem das mãos é a forma mais simples e uma das mais eficazes de se prevenir e de não disseminar bactérias, devendo ser praticada a todo momento em que manusear qualquer tipo de material, ao início e ao término de qualquer atividade. Existem algumas técnicas para se lavar as mãos, mas todas com o intuito de higienizar 100% toda a área.
Estudos comprovam que as mãos dos profissionais funcionam como reservatório de patógenos capazes de se tornarem grandes vilões aos pacientes

Relacionados