Mltivaçãoo

1261 palavras 6 páginas
Motivação e Incentivação da aprendizagem

Para haver uma boa aprendizagem por parte dos alunos, é necessário um planejamento de autoatividades por parte dos educadores. Com isso o aluno se mostra interessado e empenhado a aprender, demostrando sua motivação.
Daí a importância de uma boa motivação durante o método de ensino.

* Quintiliano, salientava a importância do interesse durante a aprendizagem.

* Juan Luis Vives, dizia que além da importância do interesse, a influência da emoção e sentimentos intervia no funcionamento da inteligência e da memória.

* Pestalozzi, falava da importância de conhecer as necessidades ou interesses característicos de cada faixa etária para se orientar no processo de ensino.

* Stanlay Hall, defendia a ideia que somos motivados a partir de estímulos internos que reflete no comportamento. Os interesses variam de acordo com cada faixa etária, passando por evoluções.

* Claparede, afirmava que cada indivíduo reage e age de acordo com os seus interesses e do momento em que vive, se adaptando de acordo com suas necessidades.

Hoje a Psicologia tenta o status de ciência, para estudar de maneira mais profunda a influência da motivação no aprendizado.
É muito comum educadores se perguntarem como podem melhorar para motivar mais seus alunos.
O professor Luiz Alves de Mattos, nos diz que a motivação de cada aluno é diferente e depende do ambiente em que se convive; as experiências já vividas, “Não é possível traçar didática técnica padronizada, segura e infalível ... há muitos didátas tem procurado estabelecer, por intuição e por experimentação, procedimentos eficazes que gerem ou estimulem essa motivação.”

Este conjunto de recursos e artifícios são chamados de incentivação da aprendizagem. Ela age de maneira externa, intencional e bem calculadas pelos educadores, através de recursos adequados para uma verdadeira aprendizagem.
Com isto percebemos que a motivação é um processo psicológico interno, que varia de uma

Relacionados