MlLLlaa

1231 palavras 5 páginas
---------------Indices de liquidez
Segundo Gitman (1997, p.109), liquidez é a capacidade de uma empresa satisfazer suas obrigações na data do vencimento, referindo-se à facilidade com que a empresa pode pagar suas contas, ou seja, à solvência da situação financeira da empresa, de forma global.
Através do cálculo e da interpretação dos Índices de Liquidez, de acordo com Domingues (2005), pode-se analisar a liquidez ou a capacidade de solvência de uma empresa, avaliando a capacidade desta em saldar seus compromissos, sendo que essa análise poderá ser realizada, num longo prazo, num curto prazo ou em prazo imediato. Normalmente, os índices de liquidez empregados são: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Geral e Liquidez Imediata. Todos eles fazem uma relação dos bens e direitos de uma firma com suas obrigações, medindo o quanto uma empresa tem para cada unidade monetária que ela deve.
---------------2.6.1.1. Índice de Liquidez Corrente
O Índice de Liquidez Corrente (ILC) mostra a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo e seu cálculo se dá pela divisão entre Ativo Circulante (AC) e Passivo Circulante (PC), de acordo com a Equação 1: ILC = AC / PC. (1)
---------------2.6.1.2. Índice de Liquidez Seca
O Índice de Liquidez Seca (ILS) apresenta também a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, porém sem levar em conta os estoques.
Sendo calculado pela divisão do Ativo Circulante, sem os Estoques, pelo Passivo Circulante, conforme Equação 2: ILS = (AC – ESTOQUES) / PC. (2)
---------------2.6.1.3. Índice de Liquidez Geral
O Índice de Liquidez Geral (ILG) indica a liquidez da empresa no curto e no longo prazo. É calculado a partir da divisão da soma dos Ativos Circulante e Realizável a Longo Prazo (RLP) pela soma dos Passivos Circulante e Exigível a Longo Prazo (ELP), conforme indicado na Equação 3:
--------------composição do endividamento
--------------Ciclo operacional
--------------Ciclo financeiro
--------------análise das vendas

Relacionados