Mlih

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Bilboquê

Bilboquê: É um brinquedo antigo de aproximadamente 475 anos que teve uma ampla disseminação pelo mundo, recebendo nomenclatura diferente em cada região. No Japão, o bilboquê recebe o nomede kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero;

Eixo contemplado: Movimento

Objetivos:- Possibilitar a criança através da brincadeira com o bilboquê odesenvolvimento da motricidade, noção espacial e lateralidade.
- Aprimorar a capacidade de percepção e reflexo.
- Construir o próprio brinquedo através de materiais descartáveis, estimulando a criatividade dosalunos.

Matérias usados:

1 garrafa pet grande
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Hidrocor
Como fazer: Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fitacrepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Corte a garrafa ao meio e use a parte que fica a tampinha.
Passe o barbante pelo furinho (defora para dentro da tampinha), dê um nó e use cola quente para fixar.
* O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.

Como podeser trabalhado na sala de aula:

Sendo o brincar um ato de movimentar-se, a brincadeira é uma das primeiras linguagens utilizada pela criança para relacionar-se com o mundo. Portanto o brincar deveser valorizado, pois por meio deste, a criança tem a possibilidade de expressar-se espontaneamente, utilizando o movimento como forma de aprendizagem sobre si e sobre o universo que a cerca, conhecendoseus próprios limites, desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas.

De acordo com o RCN (Brasil 1998.p. 15) o trabalho com o movimento na educação infantil contempla a multiplicidade defunções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!