mkt disney

Páginas: 18 (4317 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1.Título
Relacionamentos dos bastidores

2.Subtítulo
As estratégias de marketing de relacionamento interno do Walt Disney World


3.Resumo

4.Apresentação do Tema


5.Contextualização Teórica e Histórica




De acordo com Philip Kotler, marketing é lidar com os clientes e descobrir as melhores oportunidades para isso. Seu objetivo pode ser partido em duas etapasprimordiais: atrair novos clientes e manter e cultivas os antigos. Fazer com que esses relacionamentos sejam duradouros e lucrativos são a sua principal função, mas não podemos esquecer que o desdobramento final desejado são o aumento das vendas e o retorno satisfatório no lucro final. (2007, p.3)

Para Douglas Hoffman, uma vez que essa diretriz está firmemente estabelecida é possível um mergulhonos questionamento para a maior satisfação das necessidades do cliente. Marketing pode ser considerado o conjunto de instrumentos conhecido como mix de marketing e a parte de vendas e propaganda são apenas mais um item dessa lista. Segundo o autor, é fundamental compreender que cada ação pensada nesse processo está voltada para a construção da marca na mente do cliente. A partir dessa imagem queo cliente tem sobre uma empresa, marca ou produto é que podemos avaliar o valor e o relacionamento criado entre eles (2003, p.23).

Antigamente, o produto que recebia todas as atenções, questionamentos e reconhecimento. Hoje esse foco virou-se completamente para o cliente, ele é a estrela e não o produto (KOTLER, 2007, p.14). Com isso houve uma desconstrução das antigas regras e métodos demedição de satisfação do cliente e as empresas tiveram que criar um departamento mais específico para entender essas necessidades, desejos e demandas de uma maneira mais assertiva (GORDON, 1999, p.55).

Um dos grandes problemas gerados pelo erro de prestar mais atenção no produto que no cliente, segundo Kotler, é a miopia de marketing. Deixando de lado as necessidades ocultas dos clientes, elesesquecem que o produto é apenas um instrumento que pretende resolver um problema de quem o compra. Sem nenhum valor agregado, uma marca que signifique algo mais para essa pessoa, o que vai fazer com que ela compra esse produto e não aquele é muito provavelmente o preço e nada mais. A concorrência do mercado vai decidir o destinos das marcas que não tiverem essa preocupação de capturar e fidelizar seusclientes (KOTLER, 2007, p.5).

O marketing de relacionamento pode proporcionar um melhor desempenho dessas marcas pois é a chave da elaboração de uma estratégia de marketing toda voltada para o cliente (KOTLER, 2007, p.44). Mas para desenvolver uma relação saudável é preciso conhecer bem com quem se está relacionando e para isso a definição clara de seu público-alvo tem que ser o primeiropasso desse processo (KOTLER, 2007, p.7).

O questionamento de como fazer para melhor agradar esse cliente é algo que deve ser missão de toda empresa que pretender ter sucesso. O marketing deixa de ser uma função ou uma forma de fazer negócio e passa a ser um posicionamento ou lema da empresa. Para que isso funcione ele deve ser difundido em todos os setores da empresa. Da limpeza à diretoria, essetrabalho deve ser de todos. Para ser fiel a imagem que a marca quer passar ao cliente, ela deve construir uma reputação e essa se inicia de dentro para fora, e não ao contrário. (MCKENNA, 1992, p. 33)

A partir da leitura de Hoffman, podemos entender que a relação construída entre empresa e cliente é a responsável pela manutenção da imagem da marca que tem o papel de passar as qualidadesintangíveis da corporação, aquelas que realmente são a causa da lealdade do clientes. Quando alguém compra algo ou contrata um serviço, cria certas expectativas quanto ao que lhe será apresentado e isso deve ser levado em conta por quem está oferecendo esse produto ou serviço. Somente depois, o cliente vai ter a percepção do uso do produto ou serviço oferecido e isso pode alunar, confirmar ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mkt 3.0 e a Disney
  • Disney
  • Disney
  • Disney
  • DISNEY
  • Disney
  • Disney
  • Disney

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!