MKT COM CRINÇAS

398 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: Gestão do Composto Promocional
Professor.: Robson Faria
Aluno: Fernando Ricardo de Oliveira Gonçalves – Matrícula: 314111060

RESPOSTA PARA TEXTO | Crianças usadas em Propagandas

A Suécia acaba de banir a publicidade na TV dirigida às crianças, com apoio de 88% da população. No Brasil nunca se fez esse tipo de pesquisa, mas acredito que, apesar de todas as diferenças culturais e econômicas existentes entre os dois países, as respostas seriam semelhantes. Afinal não é justo impor pressões comerciais às crianças quando elas ainda não têm idade nem para diferenciar ficção da realidade

O interesse era associar a ingenuidade infantil para comover futuros compradores, ou seja, ganhar novos clientes apelando para o emocional. Essa tática atingia um público-alvo com uma opinião formada: os adultos. Nos anos 70, as crianças não eram expostas a tantos tipos de mídia como ocorreu a partir da criação da internet. Ao público infantil, chegavam somente os meio tradicionais como a televisão e o rádio. Além disso, os pais tinha maior controle de decisão sobre o que era bom ou não para o consumo dos filhos.

Dado esse panorama, verifica-se que as fases de desenvolvimento das crianças, segundo as teorias de Piaget e Freud sobre este assunto, não sofriam tanta influência da publicidade. O público infantil continuava a ser moldado, primeiramente, pela mãe, mas via na figura o pai o maior exemplo de autoridade e temeridade, ou seja, o exemplo a ser seguido.

Uma década depois, em meados dos anos 80, com o crescimento de novas tecnologias na área da comunicação, empresas viram nas crianças uma importante fatia do mercado. Isso ocorreu devido ao advento da entrada das mulheres no mercado de trabalho. Assim, a família patriarcal perdia sua força. Os pais trabalhavam fora e os filhos ficavam em casa, sem sua supervisão. Naquele momento, o público infantil estava à mercê de propagandas que tinham o objetivo de torná-lo novos e ávidos consumidores.

Nesse

Relacionados