mkjm

340 palavras 2 páginas
Melhoria de solos: Aplicação das técnicas em obras geotécnicas¹

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Os maciços naturais são de grande importância para a engenharia em todo o mundo. As construçõesexistentes no meio estão sobre o solo. Mas nem sempre o solo natural do local da construção possui as características geotécnicas necessárias para suportar as solicitações aplicadas no mesmo, devido isto, háa necessidade de se realizar uma melhoria ou um reforço no solo, para assim atender às características requeridas pelos projetos de construção.
Sabe-se que no Brasil são utilizadas varias técnicaspara a melhoria ou reforço do solo, a empresa de consultoria do Engenheiro Geotécnico Paulo Santos foi contratada por uma multinacional que pretende investir em grandes projetos em diferentes regiõesdo Brasil. Paulo deve fazer um levantamento por região das principais técnicas locais empregadas para melhoria/reforço de solos, desta forma buscando a solução mais viável por região, em relação aoscritérios mínimos de segurança e custo.
1. A empresa de Paulo terceirizou o serviço a ser realizado para uma empresa local que ficou responsável por fazer uma analise sobre as técnicas aplicadas nomercado local, apresentando casos reais em que foram aplicadas algumas das técnicas, para que aponte a solução mais viável. Vão ser levado em conta na analise o beneficio da solução e o custo da mesma.2 TIPOS DE SOLO DO MARANHÃO

A escolha da melhor técnica de reforço do solo deve ser feita com base no tipo do solo de cada região. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(EMBRAPA), a cidade de São Luís-Ma, possuí três principais tipos de solo (Figura 1).

LEGENDA DE DOMÍNIO DOS SOLOS
LATOSSOLOS AMARELOS (LA)
SOLOS DE MANGUE (SM)
PODZOLICO VERMELHO AMARELO(PV)

Figura 1. Mapa exploratório-reconhecimento de solos do município de São Luís, MA. Fonte: Levantamento exploratório-reconhecimento de solos do estado do Maranhão (Embrapa/Sudene, 1986)....

Relacionados

  • Atps
    25188 palavras | 101 páginas