mjkjkjkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

2256 palavras 10 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso

Tatiane Batista da Silva

SÍNTESE DO LIVRO O QUE É RELIGIÃO?

Belo Horizonte
2014
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese dos temas e conceitos abordados no livro “O que é religião”, de Rubem Alves. Seguem os principais tópicos de cada capítulo.

Perspectivas

O autor inicia o livro falando do tempo em que a descrença e a falta de amor a Deus e à religião eram raras, quem cometia tal atrocidade poderia até sofrer algum castigo, como ser queimado na fogueira.

Rubem também ressalta o quanto a religião foi considerada importante (e ainda é) na história da sociedade e a define: “[...] O universo físico se estruturava em torno do drama da alma humana. E talvez esta a marca de todas as religiões, por mais longínquas que estejam uma das outras: o esforço para pensar a realidade toda a partir da exigência de que a vida faça sentido. [...]”

Além disso, o autor propõe que esse fenômeno mudou: a religião pouco a pouco foi deixando de estar presente em âmbitos como ciência e tecnologia, Mesmo ocorrendo essas modificações, Rubem afirma que a religião não perdeu sua importância: “[...] A religião não se liquida com a abstinência dos atos sacramentais e a ausência dos lugares sagrados, da mesma forma que o desejo sexual não se elimina com os votos de castidade [...]”.

Pra finalizar o capítulo o autor faz mais uma consideração sobre religião: “[...] Mas é necessário reconhecê-la como presença invisível, sutil, disfarçada, que se constitui num dos fios com que se tece o acontecer do nosso cotidiano [...]”.

Os símbolos da Ausência

O autor compara a previsibilidade do comportamento animal ao comportamento humano. Segundo ele, é possível prever como se comportará um molusco, por exemplo, mas não é possível antever, com absoluta certeza, o que o ser humano fará. Para o autor, o homem muda seus caminhos e se

Relacionados