mjhghtdres

1098 palavras 5 páginas
Empresa Green Life

3.1:Da antiga a moderna gestão de pessoas:

Nos últimos tempos muito se tem discutido acerca da área referente à gestão de pessoas, antiga área do Departamento de Pessoal (DP), tendo em vista a importância que o ser humano passou a ter no mundo dos negócios. Assim, se no passado não tão distante as pessoas eram “pagas para fazer e não para pensar”, hoje, algumas empresas percebem que tal concepção sobre a contribuição das pessoas perdeu a sua lógica.
Contudo, o problema persiste, pois diferente das demais áreas funcionais, a gestão de pessoas não foi resultado de uma pesquisa, ou mesmo de consultorias. Na verdade, esta área, com o rótulo de DP, surgiu na década de 30, por uma necessidade meramente burocrática, visto que com a criação do ministério do trabalho, indústria e comércio (atual: ministério do trabalho e do emprego) e a assinatura do Decreto-lei nº 5452 que resultou na Consolidação das Leis do Trabalho, que tem em seu artigo primeiro a constituição das normas que regulavam as relações individuais e coletivas de trabalho, o departamento de pessoal foi quem ficou responsável pela verificação do cumprimento de tais exigências.

Um funcionário do departamento, com habilidades para tal, deve então proceder a confecção do relatório com conclusões e inferências, advindos da análise dessas informações. Eventos com as freqüências mais elevadas deverão ser revistos em detalhe para determinar porque ocorrem reiteradamente. Os resultados também podem ser comparados aos de meses e de anos anteriores afim de determinar tendências e padrões.
Outra informação importante a ser analisada é a alocação dos recursos humanos programados para trabalhar versus o efetivo preenchimento dos postos, apontando inclusive a quantidade das discrepâncias em bases percentuais e as razoes das mesmas, tais como absenteísmo por doença, sem motivos, férias, etc.

Política de Remuneração:

6.1:Estudo de variável interna: A necessidade de integrar

Relacionados