Mix de Marketing

Páginas: 10 (2311 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014














Escola Técnica de Ceilândia ;
Curso: TA módulo III
Matéria : Gestão Mercadológica
Professora: Shaiane
Aluno: Elânio Batista Santos


Fonte de Pesquisa;
Google; (www.cedet.com.br).
 
 

O que é
Os 4 p’s de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratérgia de marketing:Preço, Praça, Produto, Promoção. Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratérgias como preço psicológico, pague quanto quiser,leilões, etc.
b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.
c) Produto: Refere-se às características eatributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado.
d)Promoção: Refere-se às estratérgias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratérgias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratérgias offi-line como anúncios, rádio,entre outras possibilidades.

A definição do composto de marketing é essencial para implementar o posicionamento estratérgico da empresa e conseguir impactar o público correto.
Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços ao clientes e outras caractéristicas. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mastambém podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias, etc.
Para enteder melhor o que é um bem, há necessidade de compreender que não se trata de algo tangível (palpável ou físico), que compramos e levamos para casa. Muitas vezes estão, junto a ele, serviços, como as férias em um hotel ou um show de uma pessoa famosa.
Quando se cria produtos, cinco níveis devem ser observados. São eles:Benefício-núcleo: é um benefício fundamental que o consumidor está comprando.
Produto Básico: é aquele que o consumidor compra. Aqui são definidos os benefícios básicos dos produtos.
Produto real ou esperado: apresenta cinco particularidades: nível de qualidade, características, design, marca e embalagem. É um conjunto de atribuições que os consumidores geralmente esperam.
Produto ampliado:oferecem-se serviços e benefícios adicionais
Produto potêncial: é constituído por todas as ampliações e modificações que esses produtos podem sofrer no futuro. É a provável evolução do produto.
Preço é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço. Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto.

O consumidor aocomprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outras variáveis.

O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

A determinação do preço de umproduto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing.
Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve-se considerar o seguinte: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mix de marketing
  • Marketing Mix
  • Mix marketing
  • MARKETING MIX
  • Mix de marketing
  • Mix marketing
  • Marketing Mix
  • MIX DE MARKETING

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!