MIX DE MARKETING E A CONCORRÊNCIA

657 palavras 3 páginas
MIX DE MARKETING E A CONCORRÊNCIA

MIX DE MARKETING E A CONCORRÊNCIA
Mix de marketing trata-se de 4 elementos básicos que compõe uma estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. São definições fundamentais que uma empresa precisa para atingir um determinado público.

PRODUTO: características e atributos que o produto ou serviço terá. Sempre para atender uma necessidade ou desejo do consumidor. Aqui serãodefinidos tamanhos, cores, etc. Funcionalidades em geral do que será oferecido.
Tangível ou intangível
Características: Marca, design, embalagem/rótulos.
Ciclo de vida: Introdução – Crescimento – Maturidade – Declínio
Os cinco níveis do produto: Benefício central (pra que serve o produto? Benefícios do produto); Produto Básico (o que o produto precisa no mínimo para funcionar); Produto Esperado (o que o cliente espera deste produto, depende por exemplo da localização geográfica ou cultura); Produto Ampliado (o que o produto pode ter de adicional, faz o preço se elevar um pouco); Produto Potencial (são inovações de um produto, produtos inéditos, o preço se torna irrelevante nesta hora)
PREÇO: quanto e como será cobrado do cliente. Formas de pagamento, serão cobradas uma só vez ou por mensalidade, entre outras tantas estratégias...
Para se estabelecer o preço existem três caminhos mais conhecidos:
Custo: Calcular o custo daquele produto e acrescentar uma margem de lucro, assim definir o preço.
Concorrente: fazer pesquisas em seus concorrentes para definir seu preço.
Consumidor: percepção do valor que o cliente dá
Como já dito anteriormente, os produtos e serviços existem para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e isso tem um valor para o consumidor. Essa necessidade ou esse desejo tem um preço para o cliente. Entender qual é esse preço, permite que a empresa maximize a sua rentabilidade.
Tentar sempre utilizar o valor

Relacionados