Mitose e Meiose

Páginas: 9 (2044 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Estudo – Mitose e Meiose
1 – Qual o papel das divisões mitóticas nos organismos unicelulares e pluricelulares?
2 – Qual o papel das divisões meióticas nos organismos?

3 – Discorra sobre as fases da mitose e meiose.
4 – Como ocorre mitose nas células vegetais.
5 – Ilustre todas as fases que você descreveu no exercício 3.
6 – Descreva detalhadamente o papel dos elementos docitoesqueleto nas divisões celulares.
1- Divisão celular É o processo pelo qual uma célula se reproduz. Nos organismos pluricelulares acontecem dois tipos de divisão celular: mitose e meiose Reprodução A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. Ela é fundamental para a manutenção do número de indivíduos de cada espécie, uma vez que nas atuais condições da terra os seres vivos só surgem deoutros seres vivos iguais a eles por meio de reprodução. A reprodução é o fenômeno que permite a conservação natural das espécies. Conclusão A divisão celular significa a própria reprodução. Dois novos indivíduos surgem a parti da divisão da única célula que compõe o indivíduo genitor, uma célula é uma estrutura altamente organizada, e sua divisão não pode ocorre por mera partição. Os animais, comoquaisquer outros seres vivos reproduzem-se para garantir a sobrevivência de sua espécie. Através da reprodução são gerados novos indivíduos para substituir os que morreram.
INTRODUÇÃO

Uma das características consideradas exclusivas dos seres vivos é a reprodução, ou seja, a capacidade que os seres vivos têm de originar outros seres portadores de uma informação genética semelhante à dosprogenitores. Pela reprodução essa informação genética passa de uma geração à geração seguinte.
A reprodução assume aspectos muito diversos que podem agrupar-se em dois tipos fundamentais: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
Na reprodução assexuada intervém sempre um único progenitor, havendo portanto uma diversidade de processos, variáveis conforme a espécie. De entre esses processosencontram-se a esporulação, a bipartição, a gemulação, a fragmentação e multiplicação vegetativa, etc.
Para que as espécies possam perpetuar e assegurar a vida dos indivíduos, é necessário que as células se dividam.

DIVISÃO CELULAR


Moléculas de DNA
Esta divisão é uma das propriedades mais importantes das células. A divisão celular é fundamental, não só para a reprodução, como também para amanutenção da integridade física dos organismos e da sua própria vida. Nos seres unicelulares a divisão corresponde à reprodução, pois a partir de uma célula formam-se duas ou mais células independentes.
Nos seres pluricelulares, pela divisão celular, as células multiplicam-se, o que permite o crescimento dos seres vivos.
As células crescem, aumentam o seu conteúdo e depois dividem-se. Para a maioriados constituintes celulares a duplicação do conteúdo não tem de ser rigorosamente controlada. Os organitos que compõem a célula são distribuídos em quantidades aproximadamente iguais pelas células filhas. Há contudo uma excepção - o DNA. Esta molécula tem de ser exactamente autoduplicada (replicação semiconservativa) e as cópias rigorosamente distribuídas pelas células filhas.

ESTRUTURA DOSCROMOSSOMAS EUCARIÓTICOS

Em microscopia óptica, a utilização de corantes específicos permite caracterizar os constituintes da célula. Assim, e apenas nos períodos de divisão celular, é possível observar, no núcleo das células, estruturas bem individualizadas com afinidade para os corantes que se designam por cromossomas (cromo=colorido e soma=corpo). Cada espécie é caracterizada por um númeroconstante de cromossomas que apresentam uma morfologia própria no que diz respeito ao tamanho e à forma.
 
Cariótipo da ervilheira Pisum sativumAo conjunto dos cromossomas característicos de uma dada espécie dá-se o nome de cariótipo.
Hoje, um cromossoma é considerado uma unidade morfológica e fisiológica de cromatina (material existente no núcleo e que contém a informação genética), seja ou não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mitose e meiose
  • mitose e meiose
  • Mitose e meiose
  • meiose e mitose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e meiose
  • Mitose e meiose
  • Mitose meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!