mitose e meiose

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Fases da Mitose

Prófase :A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos. Verifica-se que cada cromossomo é constituído de duascromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na intérfase.
Metáfase: Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e secolocam no equador do fuso. Pelo centrômero os cromossomos estão ligados às fibras do fuso. Há dois tipos de fibras no fuso: as contínuas, que vão de centríolo a centríolo, e as cromossômicas, que vão decentríolo a centrômero (Fig. 2).
Anáfase :A anáfase começa pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides, que agora passam a ser denominadas cromossomos-filhos. Em seguida, as fibrascromossômicas encurtam, puxando os cromossomos para os pólos do fuso (Fig. 3).
Telófase: Agora, os cromossomos chegam aos pólos e sofrem o processo de descondensação. A membrana nuclear reconstitui-se apartir do retículo endoplasmático. Os nucléolos tomam a se formar na altura da constrição secundária de certos cromossomos, os chamados cromossomos organizadores nucleolares. Assim termina a divisãonuclear ou cariocinese, produzindo dois novos núcleos com o mesmo número cromossômico da célula-mãe. A seguir, acontece a divisão do citoplasma ou citocinese. Na região equatorial, a membrana plasmáticase invagina, formando um sulco anular cada vez mais profundo, terminando por dividir totalmente a célula (Figs. 4A e 4B)
Intérfase :Intérfase é o período que separa duas mitoses. Tal períodocaracteriza-se por intensa atividade metabólica, resultante da descondensação cromossômica.
Meiose : A meiose é um processo de divisão celular em que uma célula diplóide (2n) forma quatro células haplóides(n). A meiose consiste em duas divisões celulares, acompanhadas por uma só duplicação cromossômica.
Fases da Meiose : A meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculina e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mitose e meiose
  • mitose e meiose
  • Mitose e meiose
  • meiose e mitose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e meiose
  • Mitose e meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!