Mitose nas células animais e vegetias

3057 palavras 13 páginas
Relatório de Biologia

Objetivos
-
- Observar e identificar as diferentes etapas da mitose em que se encontravam as células eucarióticas vegetais e animais e esquematiza-las na folha de resultados;
- Comprovar que as células eucarióticas vegetais e as células eucarióticas animais realizam a mitose de igual forma, ou seja, apresentam as quatro etapas idênticas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
- Afirmar a importância do microscópio (MOC) no melhor conhecimento e estudo acerca da divisão celular, mais especificamente, a mitose.

Resumo

Nesta experiência observou-se a preparação definitiva de células do ápice vegetativo da cebola ao microscópio ótico e as fotografias tiradas à observação ao microscópio de células animais de Ascari, zonas onde ocorre a formação ativa de novas células, com os objectivos de distinguirmos as 4 etapas da mitose: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Resumidamente, em ambas as células vegetais e animais, na prófase o involucro nuclear desintegrou-se, observando-se os cromossomas, não completamente condensados e enrolados entre si e o invólucro nuclear; na metáfase estes, já inteiramente condensados encontravam-se na região central (placa equatorial) da célula, voltados para cada um dos pólos da célula; na anáfase observamos a ascensão dos cromossomas, igualmente distribuídos, em direcção aos pólos e na telófase vimos os dois núcleos-filhos já formados, com o invólucro nuclear já criado.
Concluímos, desta forma, que as células eucarióticas vegetais e as animais realizam a mitose de forma quase idêntica, sendo esta um processo que diz respeito apenas à divisão do núcleo da célula-mãe em dois núcleos-filhos, que contêm a mesma informação genética. A mitose é essencial à continuação da vida, pois é responsável pelo crescimento dos indivíduos, regeneração de tecidos e é fundamental na reprodução da sua espécie, assegurando as características hereditárias ao longo das gerações.

Introdução

Nesta experiência

Relacionados

  • organelas
    2403 palavras | 10 páginas
  • Apostila parasitologia clínica
    14764 palavras | 60 páginas