mitos

Páginas: 2 (311 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Um mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, relacionada a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação edo modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; dos objetos; das práticas de caça, pesca, medicina entre outros; do amor; dasrelações, seja entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres; enfim, de qualquer coisa que seja).

Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito navida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.

O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamentoobjetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. Acontecimentos históricos podem se transformar em lendas, seadquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura, e serem erroneamente chamados de mito. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizaçõesantigas, mas há de se lembrar que muitas comunidades contemporâneas ainda se valem e muito do mito que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega, a mitologiaromana, a mitologia cristã e a mitologia islâmica.

Tipos de mitos

Cosmogonias: mitos de origem e destruição, incluindo os messiânicos e milenários.
Mitos folclóricosMitos fundadores, onde se explica a origem de um rito, uma crença, uma filosofia, uma cidade ou comunidade
Mito narrativo
Mitos de providência e destino
Mitos de renascimentoe renovação, incluindo os de memória e esquecimento
Mitos de seres superiores e seus descendentes
Mitos de tempo e eternidade
Soteriológicos: de salvadores e heróis
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mito
  • Mitos
  • Mitos
  • Mito.
  • Mito
  • Mito
  • mito
  • Mito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!