Mitos e realidades empredendorismo

733 palavras 3 páginas
Mitos e realidades

O comportamento do empreendedor

Estudos indicam que:


  





90% ou mais dos fundadores começaram suas empresas no mesmo mercado, tecnologia e ramo que eles trabalhavam Fundadores têm 8 a 10 anos de experiência Têm boa formação Têm larga experiência em produtos/mercados em áreas funcionais Fundam empresas quando tem entre 30 e 40 anos Têm alto grau de satisfação

Mito 1 - Empreendedores não são feitos, nascem.


Realidade - A capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade vem depois de 10 anos de experiência que conduz a um reconhecimento de padrões. O empreendedor é feito através da acumulação das habilidades, knowhow, experiência e contatos em um período de anos

Mito 2 - Qualquer um pode começar um negócio


Realidade - Os empreendedores que reconhecem a diferença entre idéia e oportunidade e pensam grande o suficiente, têm maiores chances de sucesso. A parte mais fácil é começar. Difícil é sobreviver. Talvez somente 1 entre 10 a 20 novas empresas que sobrevivem 5 anos ou mais, conseguem obter ganhos de capital.

Mito 3 - Empreendedores são jogadores


Realidade - Empreendedores de sucesso assumem riscos calculados, minimizam riscos, tentam influenciar a sorte.

Mito 4 - Empreendedores querem o espetáculo só para si


Realidade - O empreendedor individual geralmente ganha a vida. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. Os empreendedores de sucesso constróem uma equipe. Acham que 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, ao invés de tirar a maior parte dele.

Mito 5 - Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes.


Realidade - Está longe de ser independente e serve muitos senhores (sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família).

Mito 6 - Empreendedores trabalham mais tempo e mais duro do que gerentes em grandes empresas.


Realidade - Não há evidências nas pesquisas, cujos

Relacionados